Título: Ingleses acusam Fifa de ser fraca contra o racismo
Autor:
Fonte: O Globo, 23/12/2004, Esportes, p. 41
Os ingleses estão revoltados com a Fifa. O governo, o sindicato de jogadores e a imprensa da Inglaterra criticaram duramente a entidade ontem por ter dado apenas uma multa de 60 mil euros para a Federação Espanhola por causa do comportamento racista de torcedores na partida entre as duas seleções, em novembro, no Santiago Bernabeu. Parte da torcida fez gestos e imitou sons de macacos para os jogadores negros ingleses.
O ministro de Esportes, Richard Caborn, afirmou que a Fifa perdeu uma ótima oportunidade para mostrar que pretende mesmo lutar contra o racismo no esporte.
¿ Estávamos esperando uma atitude simbólica que mostrasse que esse comportamento é inadmissível, o que não aconteceu. Mas a Fifa perdeu uma boa oportunidade para mostrar a sua autoridade e mostrar que o racismo não tem vez no esporte.
O incidente no Santiago Bernabeu contra os jogadores Ashley Cole, Shaun Wright-Phillips e Jermain Defoe causou muita polêmica na Inglaterra. Alguns setores da imprensa acharam que a seleção deveria ter abandonado o campo, o que foi defendido ontem pelo ministro.
¿ É preciso que se autorize o juiz reserva a parar um jogo quando os torcedores tiverem comportamentos racistas. Se isso continuar, a partida deveria ser suspensa.
O presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais da Inglaterra, Gordon Taylor, disse que todos esperavam um cartão vermelho e a Fifa deu aos espanhóis um amarelo:
¿ Acredito que a opinião generalizada aqui na Inglaterra é que a Fifa foi indulgente.
Federação Inglesa ironiza dirigentes espanhóis
Já a Federação Inglesa, que pedira à Fifa que os espanhóis jogassem sua próxima partida das eliminatórias européias com portões fechados, preferiu não comentar a decisão, mas não deixou de ironizar a entidade espanhola:
¿ Estamos firmemente comprometidos a lutar contra o racismo no futebol. Continuaremos tendo tolerância zero sobre o assunto.
Os jornais foram duros com a Fifa. ¿Desonra¿, estampou em sua página de esportes o sensacionalista ¿The Sun¿. O ¿The Mirror¿ não ficou atrás: ¿Insignificante¿. O conceituado ¿The Times¿ escreveu que ¿Fifa se mostrou fraca¿.