Título: PT SE ARTICULA PARA ELEGER GREENHALGH
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 29/12/2004, O País, p. 8

João Paulo reúne petistas para tentar mostrar que o partido está unido

BRASÍLIA. O PT está unindo esforços para vencer as resistências na Câmara ao nome do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), escolhido pelo partido para disputar a presidência da Casa. Apesar de ter apoiado a candidatura de Virgílio Guimarães (MG), o atual presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), reuniu ontem num almoço em seu gabinete os sete petistas que disputaram a indicação para a vaga. A idéia foi mostrar que há união do grupo em torno de Greenhalgh e traçar uma estratégia de campanha para evitar a derrota em plenário.

- Agora, o importante é pegar o que cada deputado do PT tem de trânsito e bom relacionamento com outros parlamentares e bancadas para ajudar a consolidar um caminho que dê a vitória a Greenhalgh - afirmou Walter Pinheiro (BA), que disputou a vaga.

- Vamos identificar nichos de trabalho para elegermos Greenhalgh o próximo presidente da Câmara - completou Arlindo Chinaglia (SP), líder da bancada, outro pré-candidato.

Os sete ex-pré-candidatos foram ao gabinete de João Paulo, mas Virgílio apareceu apenas para a foto. Justificou ter de participar de reunião da bancada mineira nas articulações do Orçamento de 2005, mas não conseguiu disfarçar sua insatisfação. Perguntado se vai ajudar na campanha de Greenhalgh, respondeu:

- Já ajudei muito. Retirei minha candidatura e tirei a foto. Isso vale mais do que mil palavras.

Virgílio ainda está muito magoado com a ação do presidente do PT, José Genoino, que favoreceu Greenhalgh. Para ele, o fato de a tendência Articulação, majoritária na bancada, ter fechado questão apoiando Greenhalgh, inviabilizou sua candidatura que, segundo Virgílio, tinha mais respaldo na Câmara e entre os líderes dos partidos aliados.

Já Greenhalgh dará início a uma série de viagens pelo país a partir do dia 3. Ele disse que pretende começar a maratona pelo Rio de Janeiro ou Minas:

- No Rio, tem o prefeito Cesar Maia, com quem convivi como deputado, pai do também deputado Rodrigo Maia. Vou conversar ainda com a governadora Rosinha Matheus e com o ex-governador Anthony Garotinho.

PT pretende conquistar o apoio do PFL

O PT pretende trabalhar para conquistar o apoio do PFL e retirar a candidatura avulsa anunciada pelo deputado José Carlos Aleluia (BA).

- Vejo na imprensa que o problema é que eu não cumprimento as pessoas, que não tenho trânsito nas bancadas e que sou quatrocentão. Meu pai nasceu em Laranjeiras, em Sergipe e, em São Paulo, fui criado no bairro de Iguape. Como posso ser quatrocentão? - reagiu Greenhalgh.