Título: LUIZIANNE DIVIDE SECRETARIADO COM PARTIDOS ALIADOS
Autor: Isabela Martin
Fonte: O Globo, 29/12/2004, O País, p. 11

A prefeita eleita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), anunciou ontem 28 nomes para o primeiro escalão de sua administração. Ela conseguiu acomodar oito dos nove partidos que a apoiaram no segundo turno, cumprindo a promessa de governar com os aliados.

Os secretários têm, em sua maioria, um perfil técnico e pelo menos quatro exerciam atividades acadêmicas, como os futuros secretários de Planejamento e de Finanças, Alfredo Oliveira e Alexandre Cialdini, da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará. As indicações políticas foram feitas para as seis secretarias executivas regionais. Na atual administração, elas funcionavam como subprefeituras, muitas vezes implementando políticas públicas independentes entre si.

Luizianne também vai opinar nas indicações para o segundo e terceiro escalões de todas as secretarias. O objetivo é evitar que esses cargos virem feudos dos titulares ou dos partidos.

Para acomodar tantos interesses, Luizianne acabou se desgastando com seu vice, Carlos Veneranda, que reivindicava uma secretaria e não foi atendido. Ele chegou a ser excluído das discussões para formação do secretariado. Já a atual vice-prefeita, Isabel Lopes, rompida com o atual prefeito e filiada ao PT, será secretária de Defesa do Consumidor.

Para as seis secretarias executivas foram nomeados representantes de PCdoB, PSB, PV, PT, PDT e PPS. O PHS, que também apoiou a petista no segundo turno, não ganhou secretaria, mas deve eleger o próximo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza com o apoio do PT.