Título: Terremoto mudou a topografia do planeta
Autor:
Fonte: O Globo, 29/12/2004, O Mundo, p. 26

Terra voltou a tremer com violência. Desta vez, sem vítimas ou danos, numa região deserta da Antártica

Cientistas europeus e americanos disseram ontem que o terremoto de 9 graus na escala Richter que gerou as devastadoras tsunamis no Oceano Índico foi tão violento que mudou a topografia da Terra. Análises feitas a partir de dados coletados por satélites, sonares e sismógrafos revelaram que o sismo causou elevações de terra de até dez metros na região de Siberut, na ilha de indonésia de Sumatra, a 250km do epicentro do tremor.

É possível que algumas regiões de Aceh, em Sumatra, tenham desaparecido. Já algumas das ilhotas a sudoeste de Sumatra podem ter se deslocado cerca de 20 metros; outras pequenas ilhas podem ter desaparecido. A ponta noroeste de Sumatra, aparentemente, deslizou 36 metros em direção ao sul.

- O terremoto mudou o mapa. Sismos são os grandes escultores do planeta e este foi particularmente violento, produziu em minutos mudanças que ocorreriam em milhares de anos - disse Ken Hudnut, do Instituto Geológico dos EUA.

O Instituto Francês de Física da Terra indicou que o sismo mudou levemente o eixo de rotação do planeta. O diretor do instituto, Paul Tapponnier, explicou que o efeito é o mesmo de um pequeno toque num pião.

- O terremoto produziu 3m20s de vibração contínua. Tal catástrofe libera energia suficiente para impulsionar a Terra - disse Tapponnier.

Ontem, sismólogos disseram que um tremor de 8,1 graus atingiu o arquipélago Macquarie, na Antártica, onde há uma das maiores colônias de pingüins-imperadores. Porém, a região é deserta e não houve danos.

A ONU advertiu que a comunidade internacional deve agir imediatamente para criar uma rede mundial de detecção de sismos e tsunamis. Seus especialistas destacaram a necessidade de programas de informação sobre sinais prévios de tsunamis, como o recuo abrupto do mar. Reid Basher, especialista em desastres da ONU, disse que milhares de vidas teriam sido poupadas por um sistema assim.

A força do terremoto

Embora a região do Oceano Índico não seja tão sujeita a sismos quanto a do Pacífico, o risco de tremores sempre foi grande. A ilha de Sumatra está num ponto de encontro de placas continentais e, por isso, é altamente vulnerável a terremotos. O sismo de domingo, de acordo com geólogos do Instituto de Tecnologia da Califórnia, liberou energia equivalente à de um milhão de bombas atômicas como a que destruiu Hiroshima. Tal energia acabou por gerar as devastadoras tsunamis, que varreram todo o Oceano Índico.

O poder colossal do sismo - capaz de literalmente tirar a Terra do prumo - deve-se ao fato de ter sido gerado numa zona de subdução. Nessas zonas da crosta terrestre, as placas continentais se sobrepõem e comprimem. Tal pressão colossal acumulada por décadas ou séculos pode ser liberada num instante, em segundos.

- Todos os grandes sismos são gerados em zonas de subdução. O tremor de domingo não foi exceção - disse Kerry Sieh.

Ele explicou que todas as mudanças provocadas pelo tremor só poderão ser conhecidas quando as águas baixarem, o que poderá levar semanas.