Título: PROGRAMAS PARA JOVENS TERÃO R$300 MILHÕES
Autor:
Fonte: O Globo, 30/12/2004, O País, p. 3
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem um mini-pacote para a juventude, já com verba de R$300 milhões prevista no Orçamento de 2005. Em janeiro, o governo vai criar a secretaria nacional e o conselho nacional de juventude, vinculados à Secretaria-Geral da Presidência, e implantar um programa para incentivar os jovens que pararam de estudar a concluir os ensinos fundamental e médio.
- Vamos tentar cuidar de recuperar alguns milhares de jovens brasileiros que terminaram o ensino fundamental, desistiram da escola, estão com 18, 19, 20 anos e não têm perspectiva de voltar a estudar, não têm perspectiva de trabalhar - afirmou Lula.
O anúncio foi feito durante almoço com participantes do programa Soldado Cidadão, no 32º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército. Segundo o presidente, o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, está preparando ações para a juventude, incluindo o programa de incentivo à conclusão dos estudos e à profissionalização.
O programa se destina a jovens de 18 a 24 anos, moradores de capitais, e oferecerá aceleração de aprendizado do ensino fundamental, qualificação profissional básica e inclusão digital. A meta é atingir 200 mil jovens já no próximo ano.
Entre as medidas já adotadas pelo governo em favor da juventude, o presidente citou o ProUni - programa de incentivo fiscal às universidades particulares e filantrópicas que oferecerem bolsas de estudos - e o Soldado Cidadão, projeto que oferece cursos profissionalizantes a jovens entre 18 e 25 anos nas Forças Armadas, que já treina cerca de 27 mil jovens.