Título: MST MONTA FORÇA-TAREFA PARA AJUDAR LUIZIANNE
Autor: Isabela Martin
Fonte: O Globo, 30/12/2004, O País, p. 5

Cerca de 500 sem-terra vão tapar buracos e retirar entulho das ruas de Fortaleza para colaborar com a petista

FORTALEZA. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai ajudar a prefeita eleita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), a cumprir a promessa de campanha de limpar e tapar os buracos das ruas em 60 dias. A operação, batizada de Fortaleza Bela, foi uma das principais plataformas do segundo turno da campanha.

Trabalho inclui limpeza de lagoas e riachos

Cerca de 500 integrantes do MST vão ajudar nos trabalhos de limpeza, que incluem a retirada de entulhos flutuantes de lagoas e riachos da cidade. Os trabalhadores sem-terra tomaram essa decisão durante o encontro estadual do movimento, realizado semana passada.

Segundo a direção do MST, a iniciativa é um voto de confiança na prefeitura petista.

- Essa é uma forma de os trabalhadores rurais contribuírem porque acreditamos na gestão de Luizianne - disse Messias Bezerra, da direção estadual do MST.

Coleta de lixo residencial parou no início de dezembro

A ajuda dos sem-terra na limpeza urbana chega em boa hora. A coleta de lixo residencial parou na primeira quinzena de dezembro, por causa do atraso no pagamento das empresas pelo prefeito Juraci Magalhães (PMDB). Com isso, num mês em que começam a chegar turistas à capital cearense, até ruas e calçadas das áreas nobres de Fortaleza estão tomadas por sacos de lixo e entulho.

Luizianne Lins conseguiu fazer um acordo com as empresas para a retomada da coleta, mas isso não aliviou muito o problema na periferia. A prefeita eleita tem dito que, além de uma questão estética, a operação emergencial é uma necessidade de saúde pública. Luizianne está, inclusive, cuidando pessoalmente da coordenação da operação.