Título: TELEFONE: ANATEL TEME UM 'CALADÃO' DE ANO NOVO
Autor: Eliane Oliveira/Mirelle de França
Fonte: O Globo, 31/12/2004, Economia, p. 25

Agência funciona em esquema especial desde o Natal, devido ao aumento do fluxo de chamadas no fim de ano

BRASÍLIA e RIO. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recomendou ontem aos usuários que procurem diluir suas ligações nesta sexta-feira, último dia do ano, ou seja, fazendo as chamadas telefônicas em intervalos espaçados. Segundo a Anatel, a idéia é evitar congestionamentos que extrapolem a capacidade de processamento de tráfego das redes telefônicas. O risco de o serviço ser interrompido chegou a ser admitido pelo presidente da Anatel, Pedro Jaime Ziller de Araújo, no início de dezembro, em reunião com representantes das operadoras de telefonia móvel de todo o país.

No encontro com os dirigentes das concessionárias, no dia 7, Ziller destacou a necessidade de as empresas adotarem um esquema especial para evitar congestionamentos em sua redes. Ele alertou para o risco de interrupção, principalmente a partir do crescimento das vendas no Natal.

Levando em conta que no período de Natal e Ano Novo há grande concentração de chamadas em curtos períodos de tempo, a agência decidiu iniciar o plantão no último dia 24. Foi montado um esquema especial nos escritórios regionais da Anatel. O monitoramento vai funcionar até a primeira semana de janeiro. Assim, a qualidade do atendimento prestado pelas operadoras de telefonia celular e fixa está sendo acompanhada sistematicamente.

O esquema especial de fim de ano inclui, ainda, o apoio permanente, a partir de Brasília, das Superintendências de Serviços Públicos (SPB) e de Serviços Privados (SPV), responsáveis pelas telefonias móvel e fixa, respectivamente, aos escritórios regionais.

Por sua vez, a Assessoria de Relações com Usuários (ARU), da Anatel, auxiliará as superintendências com a indicação de eventuais irregularidades decorrentes do aumento de reclamações. O telefone da Central de Atendimento da ARU é 0800-33-2001. Haverá pessoas trabalhando 24 horas.

Ontem, a Telemar - que é controladora da operadora móvel Oi - informou que a empresa aumentou a capacidade de 127 antenas rádio-base (usadas na transmissão) instaladas no Estado do Rio e instalou quatro antenas móveis na capital do estado (duas em Copacabana, uma na Barra da Tijuca e outra no Aterro do Flamengo). A empresa também orienta os usuários de telefonia móvel a anteciparem ou atrasarem suas ligações em relação à meia-noite.

No caso da telefonia fixa, a operadora informou que sua rede é 100% digitalizada e capaz de suportar o aumento do fluxo na virada do ano.