Título: Lula tenta barrar dissidência contra Greenhalgh
Autor: Gerson Camarotti e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 05/01/2005, O País, p. 8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu intervir pessoalmente para debelar a crise interna do PT, alimentada pelo deputado Virgílio Guimarães (MG), que insiste em se lançar candidato avulso depois que foi preterido na escolha do nome do partido para disputar a presidência da Câmara. Nos próximos dias, Lula terá dura conversa com Virgílio para barrar a dissidência que ele abriu contra Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), o escolhido do PT e o preferido do presidente.

No Palácio do Planalto, o clima é de perplexidade com o comportamento de Virgílio. A decisão de Lula de intervir na crise foi tomada depois que chegou-se à conclusão de que a situação poderia fugir do controle e acabar atingindo a própria governabilidade junto aos partidos da base.

Genoino se reúne com Virgílio, sem sucesso

Antes disso, diversos gestos foram feitos para acalmar Virgílio. O presidente do PT, José Genoino, reuniu-se ontem com ele por duas horas, mas não foi bem-sucedido. Greenhalgh também tentou, sem sucesso, fazer aproximações com Virgílio.

Genoino tentou convencer Virgílio a desistir da candidatura avulsa. Não conseguiu. O mineiro continua afirmando não acreditar que isso enfraqueça a campanha de Greenhalgh.

¿ Venho reafirmando minha convicção quanto às qualidades pessoais e políticas de Greenhalgh, isso o valoriza muito. Já retirei minha candidatura, manifestei meu apreço. Naturalmente tenho outras apreensões de conhecimento público que tenho obrigação política de analisar, mas isso não implica enfraquecer Greenhalgh ¿ afirmou Virgílio, enfatizando, porém, que a candidatura avulsa é legítima.

Genoino preferiu não polemizar e reafirmou apenas que o candidato do PT é Greenhalgh. Antes da conversa, no entanto, admitiu que a ação de Virgílio prejudica a relação com a base:

¿ O problema não é com os aliados. Temos que resolver no interior da bancada. Quando se é governo, os problemas da bancada representam fatores negativos para a base.