Título: Conselho de Justiça já tem nome indicado
Autor:
Fonte: O Globo, 05/01/2005, O País, p. 8

Ponto de discórdia durante as negociações da reforma do Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que fará o controle externo das atividades dos tribunais, já tem um integrante indicado. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi o primeiro a enviar ao Senado o nome do ministro que representará a corte no colegiado. O escolhido foi Antônio de Pádua Ribeiro, que obteve 26 dos 32 votos dos presentes no dia 15 de dezembro.

Pádua Ribeiro, de 64 anos, é hoje o mais antigo integrante do STJ. Caso os senadores ¿ e em seguida o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ¿ aprovem a indicação, o magistrado deverá ocupar o cargo de corregedor-geral do CNJ. Com isso, caberá a ele conduzir as investigações administrativas sobre ilegalidades cometidas por juízes no exercício da função pública.

A reforma do Judiciário, que inclui a criação do CNJ, foi aprovada pelo Senado em novembro passado, mas apenas em 31 de dezembro foi publicada no Diário Oficial da União. Como o conselho precisa ser criado em, no máximo, 180 dias após a publicação da emenda, os tribunais superiores têm prazo até 29 de junho para indicar os 15 membros do colegiado. Até agora, apenas o STJ tomou a iniciativa.