Título: Em Fortaleza, Luizianne Lins terá que fazer contratos emergenciais
Autor:
Fonte: O Globo, 02/01/2005, O País, p. 4

Primeiras medidas serão para impedir paralisação de serviços essenciais

FORTALEZA. Usando um vestido vermelho, Luizianne Lins (PT) foi empossada ontem à tarde prefeita de Fortaleza em clima de tietagem explícita de eleitores. Nas galerias da Câmara Municipal, viam-se bandeiras da sua campanha. Ela recebeu a faixa do prefeito Juraci Magalhães (PMDB) sob muitos aplausos. Depois da solenidade, a petista foi comemorar numa festa popular organizada numa praça no Centro de Fortaleza.

Num discurso lido, ela voltou a agradecer pela vitória.

¿ Assumo um grande desafio na minha vida política que é minha terra. Costumo dizer que o povo de Fortaleza é tão guerreiro que vivemos nossas dificuldades com alegria.

Uma das primeiras medidas de Luizianne será contratar em caráter emergencial empresas prestadoras de serviço para impedir a paralisação em setores essenciais. Fortaleza tem cerca de seis mil contratos terceirizados, a maioria nas áreas de educação e saúde, e parte dos contratos venceu na última semana do ano.

¿ Vamos examinar os contratos. Os que puderem ser renovados, serão. Do contrário, faremos contratação emergencial ¿ disse o procurador geral do município, Deodato Ramalho.

Secretário não sabe se terá dinheiro para pagar servidor

O secretário de Finanças, Alexandre Cialdini, por exemplo, só saberá amanhã se o antigo prefeito deixou dinheiro em caixa para a folha de pagamento, que vence na segunda-feira. Também não sabe qual o valor dos restos a pagar. A Procuradoria Geral do Município vai concentrar-se na dívida ativa que, segundo especulações, pode variar de R$400 milhões a R$700 milhões. A inadimplência do IPTU é de 45%. O procurador Deodato Ramalho diz que os grande devedores serão o foco.

A prefeitura pretende negociar com os maiores devedores e resolver a pendência de forma amigável. Mas também está disposta a usar artifícios mais duros. Nos casos em que a conversa não der resultado, está sendo cogitada até a desapropriação de terrenos para que o devedor quite a dívida.

A atenção da prefeita e de boa parte do seu secretariado estará voltada, a partir de amanhã, para a Operação Fortaleza Bela, que promete limpar as ruas e recuperar a malha viária da cidade em 60 dias. Contratos emergenciais também devem ser feitos para garantir a operação, mas ainda não foi informado qual será o custo.

Luizianne vai governar a quinta maior capital do país, com 2,5 milhões de habitantes. Sua candidatura foi uma aposta de poucos, no início: só um pequeno grupo mais próximo, formado por petistas da ala mais à esquerda e amigos apostaram nela. O PSB também compôs a coligação. A direção nacional do PT decidiu apoiar a candidatura de Inácio Arruda (PCdoB).

No segundo turno, Inácio apoiou Luizianne, que dispensou a estrutura de shows do PT que ele usara no primeiro turno, mas foi recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Filiada ao PT desde 1990, Luizianne pertence à Democracia Socialista, ala mais radical do partido.