Título: PTB E PFL ENGROSSAM A DISSIDÊNCIA
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 03/01/2005, O país, p. 4

Derrota de Serra para ex-tucano pode prejudicar PT na Câmara dos Deputados

BRASÍLIA. A rasteira promovida pela dissidência tucana, com a ajuda do PT de Marta Suplicy, no prefeito José Serra, em São Paulo, pode explicitar mais ainda as dificuldades da candidatura de Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à presidência da Câmara. Aliados descontentes com a escolha aproveitam o episódio para expor suas resistências.

O líder do PTB, José Múcio (PE), lembra que seu partido já rejeitava o nome escolhido pelo PT e agora, com esse complicador em São Paulo, acredita que vai aumentar o combustível anti-Greenhalgh.

¿ Nossa bancada decidira apoiar um candidato da base e se dividia entre Arlindo Chinaglia (SP) e Virgílio Guimarães (MG), nomes próximos dos deputados. Greenhalgh é distante dos deputados. Agora, com essa coisa de São Paulo, todos terão mais liberdade para se posicionar, até o PT ¿ disse José Múcio, lembrando que há no PT uma dissidência pró-Virgílio Guimarães.

O pefelista José Carlos Aleluia (BA) lançou-se candidato no mesmo dia em que o nome de Greenhalgh foi escolhido e conta com o apoio de parte da bancada. Outra parte do PFL da Câmara, liderada pelo deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), apóia Greenhalgh. ACM Neto admite que o episódio de São Paulo prejudica Greenhalgh, mas acredita que até fevereiro isso deverá estar superado:

¿ As eleições das câmaras de vereadores são localizadas e têm repercussão agora.

Candidatura avulsa pode ameaçar Greenhalgh

Os partidos de oposição na Câmara somam 112 votos, contra 401 dos partidos da base aliada. Greenhalgh só poderá ter sua candidatura ameaçada se alguém da base lançar uma candidatura avulsa.

O presidente do PT, José Genoino, descarta a hipótese de candidatura avulsa de Virgílio Guimarães. Ele lembra que a escolha do nome do PT foi precedida de pacto entre os deputados da bancada de que não haveria avulsos do partido:

¿ Nosso candidato é o Greenhalgh. Fixamos princípios e isso será seguido.