Título: SERRA DIZ QUE VAI RENEGOCIAR TODOS OS CONTRATOS
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 03/01/2005, O país, p. 4

Sem saber quanto tem no caixa, prefeito anuncia que vai suspender licitações e rever pagamentos em andamento

SÃO PAULO. Na primeira reunião com o secretariado, um dia após a posse, o prefeito José Serra (PSDB), de São Paulo, anunciou que vai rever todos os contratos da prefeitura, renegociando-os para que haja contenção de gastos. Da reunião, que começou por volta de 17h e terminou às 19h30m, só não participou o secretário Januário Montone, de Gestão Pública, que se recupera de uma cirurgia.

¿ Todos os contratos serão renegociados. Haverá uma busca de renegociação de tudo aquilo que estava sendo entabulado pela prefeitura. Licitações em curso serão suspensas para a readequação da projeção dos seus custos. Não dá para entrar em detalhes ¿ disse o secretário de Governo, Aloysio Nunes Ferreira, porta-voz do prefeito.

Hoje uma edição extra do Diário Oficial do município vai publicar seis decretos que tratam basicamente, segundo Aloysio, da reorganização administrativa, de medidas para a contenção de gastos, da adoção do pregão eletrônico nas compras da prefeitura e da organização de centros de articulação entre diferentes secretarias. A revisão e renegociação dos contratos é a medida mais importante.

¿ A situação preocupa. É uma situação que exige da prefeitura muita austeridade, muito rigor, muita centralização nas despesas ¿ disse Aloysio.

Prefeito pede entrosamento entre secretarias

Ao falar para os 21 secretários e cinco presidentes de empresas e órgãos municipais, Serra, segundo Aloysio, detalhou diretrizes para os primeiros dias e pediu entrosamento das secretarias em relação a assuntos importantes, como controle de gastos, reorganização da estrutura administrativa da prefeitura e busca de parcerias com os governos estadual e federal.

¿ Foi uma reunião de informação sobre a área financeira e a área orçamentária ¿ explicou o secretário.

Após a reunião, o secretário de Finanças, Mauro Ricardo Machado Costa, garantiu que não haverá suspensão de pagamentos nem de serviços:

¿ Todos os compromissos serão cumpridos ¿ disse.

Segundo Mauro Ricardo, os credores têm o direito de não aceitar a renegociação, enquanto a prefeitura pode adotar ¿providências correspondentes¿. O secretário disse ainda que Serra não sabe quanto a prefeitura terá no caixa hoje para fazer os pagamentos necessários. Quanto à taxa de lixo, Mauro Ricardo afirmou que só será extinta no próximo ano.

As primeiras medidas do prefeito, segundo Aloysio, serão para evitar enchentes:

¿ Serra está preocupado em evitar enchentes, limpando os piscinões, bueiros e córregos.