Título: LULA AFIRMA QUE ESTÁ `MUITO OTIMISTA¿COM 2005
Autor:
Fonte: O Globo, 03/01/2005, O país, p. 5
BRASÍLIA. Esbanjando otimismo e comemorando os resultados dos primeiros dois anos de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem mais uma vez a política econômica de seu governo, garantindo que ela permitirá a geração de emprego e distribuição de renda. Em discurso em rede nacional de rádio e TV, Lula disse que o crescimento econômico alcançado em 2004 tem bases sólidas e duradouras. Ao fazer um balanço da primeira metade do seu governo, afirmou que a mudança começou em 2002, ¿com um ato de coragem e ousadia¿ do povo que o elegeu.
Lula justificou medidas amargas e afirmou que o remédio surtiu efeito e o país fechou o ano com o ¿pé direito¿.
¿ Estou muito otimista com 2005. É o grande ano para o país provar que é possível, mantendo a economia equilibrada e as contas públicas em ordem, garantir um crescimento econômico forte, com geração de empregos e distribuição de renda ¿ disse ele, destacando que 2005 começa com duas boas notícias: o aumento real de quase 10% do salário-mínimo, que passará de R$260 para R$300 em maio, e a possibilidade de maiores investimentos em infra-estrutura.
Com nove minutos e 27 segundos de duração, o pronunciamento foi gravado na semana passada, no Palácio do Planalto. De terno cinza e gravata vermelha, o presidente dirigiu-se à ¿família brasileira¿. E disse que o bom desempenho da economia agora é resultado de 2002:
¿ Tudo isso só foi possível porque lá atrás, em 2002, o povo brasileiro teve a coragem e a ousadia de apostar na mudança do Brasil, acreditando na esperança e não no medo. Portanto, palmas para o povo brasileiro.