Título: PRÉ-CANDIDATURA POLÊMICA
Autor:
Fonte: O Globo, 02/01/2005, Rio, p. 14

Plano de disputar presidência divide especialistas

A possibilidade de o prefeito abandonar o cargo no meio da sua gestão divide as opiniões de cientistas políticos. Cesar Maia admitiu deixar a prefeitura em 2006 para disputar a Presidência da República, o que negara insistentemente durante a campanha eleitoral. Geraldo Tadeu Monteiro, presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social, está convencido, baseado em pesquisa, de que a contradição vai se diluir na opinião pública. Já Marcius Coutinho, da UFRJ, prevê que dificilmente o prefeito conseguirá fazer o seu sucessor, porque muitos de seus eleitores se sentem traídos:

¿ Há outro aspecto. Se o desempenho do governo Lula em 2005 for tão bom quanto em 2004, as chances de Cesar Maia obter bons resultados em nível federal são mínimas ¿ prevê Marcius Coutinho.

Geraldo Monteiro coordenou uma pesquisa com 400 eleitores. Quase a metade deles (47,3%) considera boa ou muito boa para a cidade a decisão do prefeito de se candidatar à presidência. Outros 26% a acharam regular e 21,8% ruim ou muito ruim.

¿ O que parece é que Cesar Maia começa a surgir como um líder carismático ¿ diz Geraldo Monteiro, que também coordena o programa de estudos políticos da Uerj.

Para Lúcia Hippolito, o Cesar calculista lançou o seu nome como um balão-de-ensaio, mas só sairá candidato se as pesquisas indicarem que tem chances. Opinião semelhante tem Carlos Eduardo Sarmento, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que também não considera como um fato definitivo a pré-candidatura de Cesar Maia:

¿ Ele saiu das eleições como o principal líder o PFL no Centro-Sul. Ao se lançar pré-candidato, não está abandonando a prefeitura e sim ocupando o seu espaço político.

Marcus Figueiredo, do Iuperj, está convencido de que o futuro político de Cesar Maia dependerá da resposta a uma pergunta:

¿ O que acho relevante no caso, o que tem de ser perguntado é até que ponto a candidatura de Cesar Maia a outro cargo é benéfica para a cidade.