Título: LULA CRITICA MARTA POR NEGAR APOIO A CANDIDATO DE SERRA NA CÂMARA DE SP
Autor: Isabel Braga e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 04/01/2005, O País, p. 4

Para presidente, ação da ex-prefeita dificulta candidatura de Greenhalgh

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem, em conversas reservadas no Palácio do Planalto, o comportamento do PT paulistano e da ex-prefeita Marta Suplicy de negar apoio ao PSDB na eleição para a presidência da Câmara de Vereadores de São Paulo. Na avaliação de Lula, a atitude criará problemas para a candidatura do petista Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) à presidência da Câmara dos Deputados.

Na reunião da coordenação política ontem, Lula manifestou sua contrariedade com os problemas em torno da candidatura de Greenhalgh e disse que é preciso cobrar o apoio dos partidos aliados.

¿ O Palácio não deve fazer campanha explícita na Câmara, mas temos que pedir sim aos partidos aliados o apoio a Greenhalgh ¿ disse Lula.

Segundo assessores palacianos, o próprio Lula havia aconselhado o PT municipal a não se meter na disputa interna do PSDB, respeitando o princípio da proporcionalidade, que dá à maior bancada o direito de eleger o presidente do Legislativo. Na avaliação do Planalto, Marta é a principal culpada pela decisão do partido de incentivar a dissidência tucana, mesmo sabendo que isso pode ter repercussão nacional.

Virgílio defende candidatura avulsa para a Câmara

Derrotado na disputa interna do PT para ser o candidato à presidência da Câmara, o deputado Virgílio Guimarães (MG), que está magoado com a direção do partido, chegou ontem ao Congresso em clima de campanha e defendeu a possibilidade do lançamento de uma candidatura avulsa. Virgílio recusou-se a aceitar o pacto do PT em torno da candidatura de Greenhalgh.

¿ A candidatura avulsa é regimental e o PT sempre apoiou este instituto. Se é que houve um pacto (de não lançamento de candidatos avulsos do PT) não foi comigo e esqueceram de me avisar ¿ afirmou Virgílio, que, avisado por um amigo, correu até o gabinete na Câmara para saudar nove suplentes que tomavam posse como deputados.

Enquanto Virgílio fazia campanha na Câmara, Greenhalgh e o presidente nacional do PT, José Genoino, articulavam em São Paulo a estratégia para vencer as dificuldades. Hoje, em Brasília, Genoino deve procurar Virgílio para uma conversa. Ao saber dos movimentos de Virgílio, Genoino reafirmou que há uma decisão consolidada da bancada em torno de Greenhalgh:

¿ O Luiz Eduardo é o candidato do PT. Vamos conversar muito com o Virgílio e construir uma posição unitária em torno do Greenhalgh.

Caberá ao presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), decidir se regimentalmente cabem candidaturas avulsas, de qualquer partido, à presidência da Casa. O líder do PFL na Câmara, José Carlos Aleluia (BA), já lançou seu nome.