Título: MAL-ENTENDIDO ATRASA POSSE DE CESAR
Autor: Selma Schmidt
Fonte: O Globo, 02/01/2005, Rio, p. 15

Câmara exigia presença de juiz eleitoral, que TRE achava desnecessária

Durante uma hora e meia, o personagem mais esperado pelos 500 convidados para a cerimônia de posse dos 50 vereadores, do prefeito Cesar Maia e do vice, Otávio Leite, ontem na Câmara, foi o juiz Sérgio Ricardo Arruda Fernandes, do registro eleitoral. A sessão foi atrasada porque, no entendimento da Mesa Diretora, a posse só poderia ser realizada com a presença do juiz. Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Marcus Faver, no entanto, o ato de posse é exclusivo do Poder Legislativo.

A solenidade só começou depois que o corregedor eleitoral, Roberto Felinto, mandou a juíza de plantão Lindalva Soares Silva, da 11ª Vara Cível, para a Câmara. Fernandes, convidado para a posse, estava certo de que sua presença era supérflua:

- Se eu fosse, ia me sentar na galeria como convidado. Não tinha nada para fazer.

Já o presidente da Casa, Ivan Moreira (PFL), alegou que acha natural a presença de um juiz:

- Não houve convite formal. Seria o mesmo que convidar um vereador para tomar posse.

Pré-candidato à Presidência da República, o prefeito Cesar Maia adotou um tom político em seu discurso de posse. Sem citar nomes, disse que queria distinguir com clareza seu grupo político de outros que atuam no estado:

- Enquanto o populismo irresponsável elegeu soluções assistencialistas, que geram apenas dependências pessoais, sem impacto futuro, para extrair dividendos eleitorais junto às camadas mais desfavorecidas, identificamos e reafirmamos o óbvio como caminho de consolidação efetiva de direitos e bens sociais: a ênfase na educação.

Em outro trecho do discurso, ele acusou o estado de desviar recursos da saúde para projetos assistencialistas:

- O estado desmontou sua rede de atendimento para, dentro da lógica do populismo mais irresponsável, trocar benefícios sociais duradouros por políticas de curto prazo, visando benefícios eleitorais imediatos.

No fim da tarde, Cesar deu posse a seu secretariado. No seu discurso, disse que a prefeitura vai publicar um livro do pesquisador americano Michael Connif sobre o populismo. O acordo eleitoral rendeu frutos ao PSDB. Além do vice Otávio Leite, o partido foi aquinhoado com três secretarias. O procurador do estado Augusto Werneck assumiu a Secretaria do Trabalho e Renda. Ronaldo Cezar Coelho foi mantido na Saúde. E, para a nova Secretaria especial do Deficiente-Cidadão, foi nomeada a jornalista Iolanda de Souza Hermógenes, que assessora Leite há 12 anos.

Prefeito quer mais um vereador no secretariado

As mudanças no secretariado político de Cesar vão além do acordo com o PSDB. O vereador Antônio Pedro Índio da Costa volta para a Administração e o vereador Alexandre Cerrutti assume a pasta da Terceira Idade, abrindo duas vagas para suplentes na Câmara. Cesar quer puxar mais um vereador para secretarias a serem criadas. Ele apresentou propostas a Patrícia Amorim e a Rosa Fernandes, que ainda não se decidiram.

No quadro técnico, Cesar criou a Subsecretaria de Controle Operacional. O titular será o economista Breno Arruda.