Título: EM PAUTA, A AMPLIAÇÃO DA LAGOA-BARRA
Autor: Selma Schmidt
Fonte: O Globo, 02/01/2005, Rio, p. 15

Cesar Maia aposta em parcerias público-privadas para desengavetar projetos na área de transportes e conseguir levar adiante o Favela-Bairro III. Nesta primeira semana de governo, ele se reunirá com empresários e também com o engenheiro Fernando Mac Dowell. Na pauta do encontro com Mac Dowell, está a execução do antigo projeto de duplicação da Auto-Estrada Lagoa-Barra, só que com uma roupagem nova, que estende as obras à pista da Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa.

O projeto prevê a criação de mergulhões na Rua Mário Ribeiro e na Borges de Medeiros e a implantação de uma linha de ônibus articulados do Cebolão (Barra) até a estação do Siqueira Campos do metrô (Copacabana). Os ônibus teriam um corredor exclusivo.

- A Lagoa-Barra passaria de um fluxo de 50 mil veículos por dia para 180 mil - disse Cesar.

As obras da Lagoa-Barra são a alternativa de Cesar à Linha 4 do metrô (ligação entre Barra e Gávea, numa primeira etapa). A prefeitura resolveu deixar de lado a Linha 4, alegando que a concessionária não admite mudar o contrato após a conclusão dos serviços.

As parcerias público-privadas podem ainda ser uma saída para a impossibilidade de o município contrair novos empréstimos. Pela norma do governo federal, o Rio atingiu o limite de seu endividamento. Até o aval federal para obter o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Favela-Bairro III está ameaçado.