Título: CÂMARA, RENOVADA, TENTA MUDAR A IMAGEM
Autor: Selma Schmidt
Fonte: O Globo, 02/01/2005, Rio, p. 15

Senhorita Suely rouba a cena

A Câmara dos Vereadores muda de cara, com 50% de renovação, e agora tenta limpar a imagem, arranhada pela freqüente falta de quórum nas sessões. À frente da nova legislatura, o novo presidente da Casa, Ivan Moreira (PFL), anunciou ontem, depois da cerimônia de posse, que vai adotar medidas moralizadoras para coibir as ausências. Ele anunciou a criação de um grupo de trabalho para instituir o Código de Ética e o Plano Diretor da cidade e para sugerir mudanças no Regimento Interno da Casa. Ivan Moreira prometeu proibir uma prática recorrente na Câmara: que os vereadores assinem, no dia seguinte a uma falta, o livro de presença.

Mas o mandato dos novos vereadores já começa mal a considerar a disposição geral de limpar a imagem: estrearão ganhando dois salários, por causa da convocação extraordinária feita pelo prefeito Cesar Maia. Entre os dias 4 e 19 de janeiro, os vereadores apreciarão dez mensagens do Executivo que já tramitam na Casa - como a que cria o Projeto de Estruturação Urbanística (PEU) de Vargem Grande.

O destaque da cerimônia de posse foi a vereadora Senhorita Suely (Prona). Escoltada pelo presidente do partido, o deputado federal Enéas Carneiro (que chegou a chorar na hora do juramento da pupila), ela era a única vereadora que vestia preto. Os dois se recusaram a falar com a imprensa.