Título: PSDB DECIDE NÃO DAR O TROCO NA CÂMARA
Autor:
Fonte: O Globo, 06/01/2005, O País, p. 8

Tucanos vão apoiar Greenhalgh, candidato do Planalto e da cúpula do PT; petistas, porém, estão divididos

SÃO PAULO. Enquanto a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados ameaça rachar o PT, com o deputado Virgílio Guimarães (MG) defendendo o lançamento de uma candidatura avulsa, os tucanos decidiram apoiar o candidato do Planalto, o petista Luiz Eduardo Greenhalgh. O presidente em exercício do PSDB, Eduardo Azeredo (MG), disse ontem que o partido deverá apoiar o nome indicado pelo PT, Greenhalgh (SP), para presidir a Casa.

Azeredo disse que o PSDB não vai agir como os vereadores do PT paulistano, que ajudaram a derrotar Ricardo Montoro, candidato do prefeito José Serra a presidente da Câmara. Os petistas apoiaram a candidatura do também tucano Roberto Tripoli que, desobedecendo a uma determinação partidária, lançou-se candidato e derrotou Montoro.

Serra diz estar aberto ao diálogo sobre eleição

Azeredo anunciou a determinação dos tucanos de apoiar o candidato indicado pelo partido com maior representação na Câmara dos Deputados (no caso o PT) após almoçar com Serra.

O prefeito de São Paulo afirmou ontem que, embora ainda não tenha sido procurado para conversar sobre a eleição de Greenhalgh, está disposto a dialogar.

¿ Não, não fui (procurado). Não fui, mas não tenho problema algum de receber (os petistas). Terei a maior satisfação de conversar com quem quer que seja. Na política, estamos trabalhando por São Paulo e pelo Brasil. E nesse sentido estou inteiramente aberto a diálogos ¿ afirmou Serra, referindo-se a notícias de que o presidente do PT, José Genoino, deverá procurá-lo para pedir apoio a Greenhalgh.

Greenhalgh foi escolhido candidato do PT à presidência da Câmara após uma disputa interna, na qual Virgílio foi um dos derrotados. O deputado mineiro, que disse ter ficado magoado com o processo que o levou à derrota, vem tendo diversos encontros com deputados federais. A atitude vem sendo interpretada no PT como uma pré-campanha e que ele pretende disputar o cargo com Greenhalgh.