Título: MEC DECIDE HOJE O QUE FAZER COM VAGAS DO PROUNI
Autor:
Fonte: O Globo, 06/01/2005, O País, p. 9

Até ontem, sobravam 18 mil bolsas, entre integrais e parciais

BRASÍLIA. O ministro da Educação, Tarso Genro, disse ontem que as inscrições para o programa Universidade para Todos (ProUni) deveriam ser mais uma vez prorrogadas, já que até o início da manhã ainda não haviam sido preenchidas cerca de três mil bolsas integrais e 15 mil bolsas parciais. A área técnica do ProUni, no entanto, propunha que as inscrições fossem encerradas ontem, como estava previsto, e que as vagas disponíveis sejam preenchidas em segunda chamada, após as matrículas em fevereiro. A decisão sobre a prorrogação será tomada hoje.

O ProUni oferece 112 mil bolsas gratuitas integrais ou parciais, no valor de 50% das mensalidades, em 1.135 instituições particulares de ensino superior. Na primeira fase de inscrições, encerrada em 17 de dezembro, foram pré-selecionados 64.982 estudantes, permanecendo em aberto 47 mil vagas. A segunda fase deveria ter terminado em 31 de dezembro, mas foi prorrogada até ontem.

Nem todos os pré-candidatos são selecionados

Ao longo do dia, cerca de 12 mil inscrições foram feitas, totalizando 144 mil candidatos na segunda fase. O problema é que nem todos são pré-selecionados, uma vez que os beneficiados devem ter renda familiar per capita de no máximo R$780 e ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral. Professores da rede pública que não tenham curso superior também podem pleitear uma bolsa.

¿ Não tomamos a decisão ainda. Parece que o número de bolsas não preenchidas será residual e fica complicado abrir novo processo de inscrição para poucas vagas ¿ disse o secretário-executivo do MEC, Fernando Haddad.