Título: LULA DECIDE TROCA DE MINISTROS NA PRÓXIMA SEMANA
Autor:
Fonte: O Globo, 07/01/2005, O país, p. 5
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a tratar da reforma ministerial a partir da próxima segunda-feira com sua equipe de governo. Para a cúpula do PTB, que esteve com o presidente esta semana no Palácio do Planalto, Lula disse que espera apenas a volta de alguns ministros que estão de recesso para retomar a discussão do tema e tomar decisões. Apesar de o presidente estar sendo pressionado a deixar a reforma para depois da eleição dos presidentes da Câmara e do Senado, em 14 de fevereiro, Lula tem dado sinais de que concluirá a mudança antes da viagem a Davos, na Suíça, nos dias 28 e 29 deste mês.
¿ Lula nos disse que vai dar a partida na reforma ministerial no dia 10. Ele só está esperando os ministros voltarem do recesso ¿ disse ontem o presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), ao sair do Palácio do Planalto, onde esteve com o ministro Aldo Rebelo (Coordenação Política), depois de dois dias de reuniões com o presidente Lula.
Em conversas com Lula e ministros palacianos, nos últimos dias, a cúpula do PTB deixou claro que não quer trocar o Ministério do Turismo pelo Ministério do Planejamento. A explicação é simples: a maior parte das emendas dos parlamentares do PTB ao Orçamento da União é para o Ministério do Turismo, recordista em liberação de emendas em 2004 ¿ a maioria, claro, para obras e projetos nas bases políticas dos petebistas.
PTB quer permanecer na pasta do Turismo
Embora seja da área econômica e tenha maior visibilidade no cenário político nacional, o Ministério do Planejamento, ao contrário, é o ministério que corta investimentos, alegam os petebistas.
¿ O PTB está fora (da reforma). Nós não reivindicamos nenhum ministério. Não queremos mais nenhum ministério. Basta o nosso do Turismo ¿ afirmou ontem Roberto Jefferson.
A possibilidade de deslocar o ministro Walfrido dos Mares Guia (Turismo) para o Planejamento abriria uma vaga para a senadora Roseana Sarney (PFL-MA). Os dirigentes do PTB argumentam que, se Roseana assumir o Turismo, o partido sairá perdendo, pois acreditam que ela não vai liberar as emendas dos parlamentares petebistas em retaliação ao governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, adversário de Roseana e recém-filiado ao PTB.
Lula deve atender o desejo do PTB de permanecer no Turismo. Sinal disso é que Jefferson saiu da maratona de reuniões palacianas garantindo apoio do partido ao candidato oficial à presidência da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), apesar das restrições da bancada petebista.