Título: LULA VAI ESTREAR SEU NOVO AVIÃO NO AMAZONAS
Autor:
Fonte: O Globo, 07/01/2005, O país, p. 10

Primeiro vôo do Airbus de R$56 milhões será dia 19. No fim do mês, Lula irá à Suíça para o Fórum Mundial

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai estrear o novo avião da frota presidencial no próximo dia 19, numa viagem para Tabatinga (AM). Na ocasião, Lula vai relançar o Projeto Rondon, programa que funcionou durante o regime militar para levar a localidades distantes do país campanhas de vacinação, alfabetização e higiene. O Palácio do Planalto considerou melhor usar o avião pela primeira vez numa viagem interna, para evitar críticas de que o Airbus foi comprado por US$56 milhões apenas para viagens internacionais. O AC 319 pode pousar em pistas curtas.

A primeira viagem internacional será a Davos, na Suíça, onde Lula participará do Fórum Econômico Mundial, nos dias 28 e 29.

A estréia do AC 319 na viagem a Tabatinga foi confirmada ontem à tarde pelo porta-voz da Presidência, André Singer. O Boeing 707, o ¿Sucatão¿, fabricado no fim da década de 50, será aposentado.

Avião será batizado com o nome de Santos Dumont

O novo avião vai funcionar como um posto de comando no ar. Está sendo concebido como uma aeronave militar, pronta para receber o presidente da República em casos de instabilidade política ou ameaça de conflito armado. Por essa razão, está sendo comparado pelos militares brasileiros ao Air Force One, o avião do presidente dos Estados Unidos.

O avião será batizado com o nome de Santos Dumont, patrono da aviação brasileira. O nome foi escolhido pelo Comando da Aeronáutica e aprovado por Lula, porque 2006 será o ano do centenário do primeiro vôo do 14 Bis.

Uma equipe técnica da Aeronáutica embarcará esta semana para a Alemanha para fazer a checagem final do avião, que terá suítes presidenciais, sala de reunião, TV com tela plana, DVD, poltronas executivas, três copas, UTI e um sofisticado sistema de comunicação por satélite e equipamentos de segurança.

O Santos Dumont terá capacidade para 40 passageiros e 12 tripulantes.