Título: FÉRIAS POLÊMICAS NO ALVORADA: Oposição e internautas protestam ao ver fotos de 15 amigos de filho de Lula no palácio
Autor:
Fonte: O Globo, 07/01/2005, O país, p. 11

A divulgação, na internet, de fotos das férias de um grupo de 15 amigos de Luiz Cláudio, o filho mais novo do presidente Lula, provocou polêmica ontem na rede e entre políticos da oposição. O motivo: as férias foram no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, e em outros palácios da Presidência, além de haver ainda a suspeita de que o grupo teria usado avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o que a Aeronáutica não confirma nem desmente. Os próprios jovens divulgaram as fotos em blogs na internet, mas tiraram do ar ontem cedo, logo depois de a ¿Folha de S.Paulo¿ publicar reportagem sobre o caso.

O PFL estuda entrar com uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) para pedir que seja investigado se houve gasto de dinheiro público com o transporte em aviões da FAB. Nas fotos e nos textos dos blogs, os amigos de Luiz Cláudio, de 19 anos, não escondiam o deslumbramento com o passeio. O grupo aparece pulando na piscina do Palácio da Alvorada, passeando de lancha e ao lado de um avião da FAB.

O álbum eletrônico das férias incluía também fotos do grupo na Granja do Torto e no Palácio do Planalto e com Pelé, que foi ao palácio em 13 de julho para a apresentação do filme ¿Pelé eterno¿. Nas legendas, uma das jovens diz que as férias foram as melhores de sua vida.

"Olha só... quem diria eu do lado do grande Pelé... Rei do futebol. Conhecido mundialmente uahuahuahuahua. Muito boa esse foto viu... esse dia foi loko (sic) viu... muito chato esse dia... primeiro tivemos que ter nossas camisetas autografadas... camisetas da Nike...", diz a legenda de uma foto em que aparecem nove adolescentes ao lado de Pelé. Até as 19h de ontem, a assessoria do presidente informou que não comentaria o caso. O porta-voz da Presidência, André Singer, também evitou o assunto. A assessoria da Aeronáutica disse que apenas o Planalto poderia dar informações sobre a movimentação de aviões a serviço da Presidência. O Planalto não deu explicação sobre o suposto uso de aviões da FAB.

O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), disse que é necessário analisar se houve uso de dinheiro público e que, se tiver ocorrido, o TCU deve pedir ressarcimento.

¿ Se foram lá e só dormiram e usaram a piscina é uma coisa. Se usaram avião é outra, porque, neste caso, pode ter havido gasto de dinheiro público. Temos de buscar a verdade ¿ disse o senador.

Na internet, o assunto também causou protestos. A página de Monique Martan (uma das amigas de Luiz Cláudio), a única que não saiu do ar, ficou repleta de críticas. "Fala sério... Tem vida melhor que mamar nas tetas do governo??? Ou ser amigo do filho do presidente???", perguntou o internauta que assinou a mensagem como "Fock". O comentário deixado por outro internauta que se assina ¿Morenobadboy" é irônico: "Qual é Lula, aéh (sic), me convida também pra próxima festa. Tô sabendo que só foi filé e rei pelé. um abraço e valeu pela festa ¿ vamos gastar o dinheiro do povo. O Brasil está em boa fase!". Outra mensagem, deixada por "Os coitados", concorda: "É isso aí, parabéns! vc e seus amigos desfrutando do bom e do melhor e nós, os pobres brasileiros, pagando a conta! Que lindo isso!"

No Orkut, página de relacionamentos na internet, foram criadas duas comunidades com críticas às férias dos amigos do filho do presidente. Chamadas "Férias no Alvorada ¿ Eu quero!" e "Férias no Alvorada (palhaçada)", as duas páginas reúnem pessoas que quiserem criticar a viagem. Até o fim da tarde de ontem, 45 pessoas haviam se filiado à primeira comunidade, criada por Alex Tinoco. A segunda, fundada por Rodrigo Simon, tinha oito membros. "Essa comunidade é dedicada a todas as pessoas que querem andar de lancha, comer um churrascão, andar no avião da Força Aérea Brasileira e ainda não gastar nada, pq o governo pagou! Pq o povo pagou!!!", afirma Tinoco no texto de apresentação da comunidade "Férias no Alvorada ¿ Eu quero!".

Se o governo Lula ontem manteve o silêncio, no passado o PT gritou muito. Mas para denunciar autoridades do primeiro escalão do governo Fernando Henrique que acabaram sendo investigadas por uso indevido de aviões da FAB. O ex-ministro da Ciência e Tecnologia Ronaldo Sardenberg chegou a ser condenado por improbidade administrativa pela Justiça Federal em Brasília mas o Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou a ação ano passado.

Até o então procurador-geral da República Geraldo Brindeiro, foi processado por seus colegas por uso indevido da máquina pública. Ele teria utilizado jatinhos da FAB 69 vezes entre 1995 e 1999. Em pelo menos três delas, embarcou a passeio com a família. Em todos os casos, o PT criticou duramente o governo. Fernando Henrique a editou decreto em maio de 1999 limitando o uso de aviões da FAB por autoridades.