Título: PEQUENAS CERVEJARIAS SE UNEM CONTRA A AMBEV
Autor:
Fonte: O Globo, 07/01/2005, Economia, p. 22
Representantes de pequenas e médias cervejarias entregaram na manhã de ontem à Secretaria de Direito Econômico (SDE) e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) documento em que denunciam a AmBev por práticas prejudiciais à concorrência e apontam efeitos econômicos nocivos ao mercado da aliança entre AmBev e Interbrew. A AmBev diz que as acusações são infundadas e que vai aguardar o parecer dos órgãos de defesa da concorrência.
Entre as empresas que assinam o documento estão as cervejarias Petrópolis, Cintra e Belco. Elas apontam como uma das ações predatórias da AmBev o programa de fidelização (feito para manter a clientela cativa) ¿Tô Contigo¿ ¿ que, a pedido da Schincariol, já está sob investigação da SDE. Segundo as cervejarias, o programa pressiona os comerciantes a vender exclusivamente os produtos AmBev. O advogado Jorge Pinto, que representa essas cervejarias, diz que a AmBev altera o preço dos produtos a ponto de não dar espaço para as demais marcas. O advogado defendeu a tributação diferenciada para as pequenas.
O diretor jurídico da AmBev, Pedro Mariani, disse que as alegações das pequenas cervejarias são mentirosas:
¿ Entre dezembro de 2000 e julho de 2004 as demais cervejarias cresceram 138,71% enquanto a participação da AmBev caiu 9,57%.
Mariani também contestou as acusações ao ¿Tô Contigo¿ e disse que o programa não pede exclusividade. Ele rebateu a alegação de que a AmBev tem uma política de preços predatória:
¿ Se a AmBev tivesse preços tão baixos quanto o das cervejarias menores não conseguiria se manter, a não ser que deixasse de pagar imposto.
Segundo Alexandre Loures, gerente de Comunicação da AmBev, um estudo do Sindicato da Indústria da Cerveja (Sindicerv) mostra que 15% do mercado não pagam impostos.
¿ Em 1989 houve uma mudança no IPI para evitar a sonegação e 15 dias antes de entrar em vigor a obrigatoriedade do uso de medidores de vazão (equipamento que avalia o envase das cervejarias e emite relatório online à Receita Federal) há essa manifestação.
Segundo um analista da área de bebidas, as pequenas cervejarias podem estar apreensivas com o aperto do Fisco.