Título: FILHO MAIS VELHO DE MANDELA MORRE DE AIDS
Autor:
Fonte: O Globo, 07/01/2005, O mundo, p. 27

Nelson Mandela, que após deixar a Presidência da África do Sul devotou muito de sua vida à luta contra a Aids, anunciou ontem que seu filho Makgatho Mandela, de 54 anos, morreu vítima da doença numa clínica de Johannesburgo.

Makgatho estava seriamente doente há mais de um mês, mas a causa só foi revelada após a sua morte, na manhã de quarta-feira. Em entrevista ontem, Nelson Mandela, de 86 anos, disse que decidiu revelar a causa da morte do filho para atrair a atenção do público para a Aids, ainda considerada um tema tabu entre muitos sul-africanos.

¿ Anuncio que meu filho morreu de Aids ¿ disse. ¿ Vamos dar visibilidade à Aids, não escondê-la, porque a única maneira de torná-la uma doença normal, como a tuberculose, como o câncer, é vir a público e dizer que alguém morreu por causa do HIV/Aids. Então as pessoas vão parar de olhar para a doença como algo extraordinário.

Mandela fez o seu pronunciamento cercado por parentes, entre eles a filha, Makaziwe, e vários netos.

Desde que deixou a Presidência, Mandela se tornou a mais proeminente voz do país a pedir mais ação contra o HIV, o vírus que causa a Aids. Ele admitiu que, como presidente, falhou por não ter reconhecido a gravidade da epidemia. Na entrevista ele frisou, entretanto, que seu ativismo não foi motivado pela doença do filho.

¿ Tenho dito isso há muitos anos, antes mesmo de suspeitar que um membro da minha família tinha Aids ¿ disse.

As Nações Unidas estimam que cerca de cinco milhões de pessoas na África do Sul tenham o vírus: trata-se do país com o maior número absoluto de casos do mundo. Mas as famílias não costumam falar abertamente sobre a doença e normalmente atribuem as mortes a outras causas.

Mandela desafiou esse costume ao afirmar que a franqueza é o caminho para uma dignidade maior. Se minha família ficasse quieta, ele disse, ¿médicos, enfermeiras e outros funcionários do hospital começariam a falar sobre isso: `Você sabia que o filho do Mandela morreu de Aids?¿ E isso é ruim porque é como se eles não pudessem também vir a público e dizer bravamente que um membro de sua família morreu de Aids¿.

Makgatho, que era executivo de uma empresa da área de saúde, era o único filho ainda vivo de Mandela. Outro filho morreu em um acidente de carro em 1969, logo depois que Mandela começou a cumprir a pena de 27 anos de prisão que lhe foi imposta por suas atividades anti-apartheid.