Título: `VOCÊS DESABAFAM E EU ME DIVIRTO LENDO¿
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 10/01/2005, O PAÍS, p. 4
Na internet, filho de Lula responde a críticas por férias com amigos no Alvorada
SÃO PAULO. A página no site de relacionamentos Orkut de Luís Cláudio Lula da Silva, de 19 anos, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que levou 14 amigos para passar férias no Palácio da Alvorada, em Brasília, foi invadida por internautas indignados. A maioria das mensagens contém palavrões e ofensas pessoais, algumas fazem ameaças de agressões físicas contra Luís Cláudio.
Lulinha, como é conhecido o filho caçula do presidente, queixou-se de ter que apagar mais de duas mil mensagens ofensivas e comentou, na página de um amigo, que os últimos dias têm sido insuportáveis. Segundo ele, os críticos ignoram as mudanças e melhorias feitas no país pelo governo de seu pai.
A linguagem é a mesma usada pelos internautas adolescentes, sem acentuação, concordância e repleta de abreviaturas: ¿Ae so queria agradecer vc. Essas dias tão sendo insuportaveis, principalmente pq tenho q ler criticas a meu pai q vem de pessoas q nunca nem deve ter lido um jornal ou visto uma tv, por isso nao sabem como o Brasil ta crescendo e mudando¿, (sic) escreveu Luís Cláudio na página do amigo Carlos Júnior.
Em seu ¿scrapbook¿ (livro de recados), Lulinha respondeu às críticas de forma irônica. O filho do presidente diz se divertir com as críticas à viagem e cobra criatividade dos detratores. ¿Pessoal, queria pedir desculpas para algumas pessoas q não aceitei ser amigo ou que apaguei scraps, foi sem querer, pois eu tive q apagar 2000 e poucos scraps... AAAAEEE pessoal que escreve aki p/ deixar críticas, vamos ser um pouco mais criativos, chega de por 100 msg iguais, assim vcs desabafam e eu me divirto lendo... ps: Sem ofender, pq ai mostra q cada vez mais vcs estão sem razão... Bjos a todos. e obrigado pelas msgs!¿ (sic), escreveu o filho de Lula.
O conteúdo das mensagens vai desde discussões sérias sobre o uso do patrimônio público até agressões pessoais. Alguns criticam a reação irônica de Luís Cláudio e sua namorada, Patrícia. A página de Patrícia foi retirada do ar. Alguns críticos são ligados a comunidades racistas ou neonazistas, outros, a grupos de apoio ao PSDB.