Título: DÓLAR MOSTRA FÔLEGO ANTE EURO E IENE
Autor: Da Bloomberg News
Fonte: O Globo, 10/01/2005, ECONOMIA, p. 16
Expansão da economia vai favorecer a moeda americana, dizem analistas
NOVA YORK. O dólar deve continuar recuperando terreno frente ao euro na segunda semana do ano, apostam analistas pesquisados pela Bloombeg News. Dados oficiais mostrando sinais de crescimento da economia dos EUA reforçaram as expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) vai continuar elevando a taxa básica de juros, revelaram os analistas pesquisados.
Cerca de 40% dos 91 corretores, estrategistas e investidores pesquisados de Tóquio a Nova York na última sexta-feira aconselharam a compra da moeda americana em detrimento do euro. Este número é o triplo do verificado na sondagem da semana anterior. A demanda por dólar cresceu depois que o secretário do Tesouro dos EUA, John Snow, disse na sexta-feira que a administração Bush vai agir para manter a força da moeda americana.
¿ Eles vão continuar elevando juros provavelmente num ritmo moderado ¿ disse Nicholas Pifer, chefe de renda fixa global do American Express Asset Management Group, em Minneapolis. ¿ Quanto mais o Fed elevar os juros, mas caro ficará apostar contra o dólar.
Dólar subiu 3,8% contra o euro na semana passada
As apostas de que o Fed vai elevar as taxas de juros do país cresceram depois que a divulgação de um relatório na semana passada mostrou crescimento nas atividades manufatureiras e do setor de serviços. Os membros do comitê de política monetária do Fed indicaram, em sua última reunião, no dia 14 de dezembro, que os juros americanos estão muito baixos para conter a inflação.
O dólar ganhou 3,8% contra o euro na semana passada. No período, o euro fechou cotado a US$1,3053. Contra a moeda japonesa, o dólar avançou 2,1% para 104,76 ienes. Segundo Pifer, o dólar pode alcançar US$1,27 por euro nos próximos meses, mas o déficit comercial pode frear esse aumento.
¿ Mudamos do medo de um rombo na conta corrente do país para o otimismo com a performance da economia ¿ avaliou Jan Faller, analista do Deutsche Asset Management, em Nova York.