Título: EM MINAS, 350 CIDADES COM PROBLEMAS
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 08/01/2005, O PAÍS, p. 4

Prefeito recorrem à polícia diante de irregularidades e depredações

BELO HORIZONTE. Dos 853 municípios de Minas Gerais, pelo menos 350 não conseguiram se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal. Com isso, os novos prefeitos estão às voltas com dívidas e com salários atrasados. Alguns prefeitos encontraram as prefeituras depredadas, sem luz ou telefone, com computadores quebrados e até documentos queimados. Há cidades que estão sem coleta de lixo. Em outras, as escolas não têm sequer panelas ou botijão de gás para preparar a merenda.

Em Manga, novo prefeito recorreu à polícia

O prefeito de Manga, no norte de Minas, Humberto Sales (PTB), é um dos que recorreram à polícia. Entre outras irregularidades, ele registrou o desaparecimento de computadores da prefeitura. Além disso, tanto a sede da prefeitura como escolas da rede municipal foram depredadas.

¿ A memória dos computadores estava apagada, documentos foram queimados e só agora ficamos sabendo que dois computadores foram levados para Montes Claros. Outros três computadores foram doados: um para a Polícia Militar, um para a Polícia Civil e o terceiro para a Associação dos Servidores Públicos. Algumas informações conseguimos no computador doado à PM ¿ diz ele.

Além disso, Manga ficou quatro meses sem coleta de lixo, os carros da prefeitura não funcionam e os ônibus escolares estão parados por falta de manutenção. O prefeito tem ainda que conseguir recursos para quitar o décimo terceiro e o salário de dezembro dos servidores.

Em Ibiá, no Alto Paranaíba, também em Minas, o prefeito Paulo José da Silva (PSDB) está preparando um dossiê que será enviado ao Ministério Público estadual até o fim do mês, para que sejam apuradas as irregularidades. O primeiro susto de Silva foi encontrar documentos queimados. O que restou dos papéis foi levado para análise na Polícia Civil.

Entidade reforça assessoria para ajudar prefeitos

Diante de casos assim, a Associação Mineira dos Municípios (AMM) decidiu reforçar a assessoria jurídica para ajudar os prefeitos a vencer os primeiros desafios e conseguir administrar as cidades.