Título: CORTE DE GASTOS EM SALVADOR SERÁ DE 20%
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 08/01/2005, O PAÍS, p. 4

Prefeitura quer economizar R$90 milhões

SALVADOR. Um decreto assinado esta semana pelo prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PDT), e todo o seu secretariado determina uma redução de 20% nas despesas de custeio da máquina administrativa municipal ao longo deste ano. O objetivo é economizar R$90 milhões até dezembro, que deverão ser destinados à área social.

Os secretários têm até o próximo dia 20 para apresentar um plano de ação apontando onde serão feitos os cortes em suas pastas. A medida está sendo chamada pelo prefeito de ¿choque de gestão¿.

O decreto proíbe, por exemplo, aluguel de imóveis, reforma e instalação de edificações públicas ou locadas à prefeitura, aluguel ou compra de linhas telefônicas, compra ou aluguel de veículos, aluguel de máquinas e equipamentos e a terceirização de serviços de apoio administrativo.

As medidas atingem ainda os contratos para compra de bens e serviços que serão precedidos de licitação em forma de pregão eletrônico, via internet, método que já vinha sendo aplicado na administração anterior.

Não há previsão de corte de pessoal, mas a prefeitura pretende rever os contratos de mão-de-obra terceirizada.