Título: UM ISLÃ COM PRÍNCIPES, GLAMOUR E MODERAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 09/01/2005, O Mundo, p. 35

Seita dos ismaelitas prega democratização de países árabes e tem membro do jet set internacional como patriarca

BERLIM. ¿Um grupo de terroristas não pode pôr em descrédito a comunidade de 1,4 bilhão de muçulmanos¿, diz Karim Aga Khan, patriarca dos ismaelitas ¿ minoria muçulmana que, em termos de abertura e democracia, é o oposto da rede al-Qaeda. Khan defende a democratização do mundo islâmico por meio da educação e do progresso econômico, mas, por outro lado, exige do Ocidente mais abertura para os valores islâmicos.

¿ A educação ocidental exclui um bilhão de pessoas com uma História de 1.400 anos. Uma continuação dessa ignorância mútua num mundo globalizado seria apenas perigoso ¿ disse Karim Aga Khan.

Líder da seita é um dos mais ricos do mundo

Aga Khan, de 67 anos, é um dos homens mais ricos do mundo mas é também o que mais investe em projetos de desenvolvimento ¿ na África, no Afeganistão, no Paquistão, em todos os possíveis focos do islamismo extremista, que, na sua opinião, surgiu como resultado da ignorância das populações pobres nos países muçulmanos.

O imã dos ismaelitas, um príncipe sem principado que impera sobre 20 milhões de súditos espalhados pelo mundo, é visto como descendente da linhagem do profeta Maomé.

Para muitos xiitas de Irã e Iraque os ismaelitas ¿não são seguidores dos dogmas muçulmanos¿, como disse Mounir Azaouil, da Central dos Muçulmanos da Alemanha.

¿- Eles têm mais ligação com o Ocidente que com o mundo muçulmano ¿ disse.

Os ismaelitas são uma seita que surgiu no ano de 765, como ramificação dos xiitas. Ao longo de sua historia, mudaram de país para país. Em todos, eram uma minoria discriminada. Hoje os ismaelitas têm provavelmente um dos mais altos padrões de vida de todos os muçulmanos, seja qual for o país onde vivam.

Foi o avô do atual imã, Mohammed Shah, chamado de Aga Khan III, que transformou o imanato numa rede de negócios e filantropia.

Participam de cadeias de hotéis, têm criação de cavalos de corrida, onde aumentam sua fortuna. A renda básica de Aga Khan IV, o atual, é o pagamento obrigatório de 10% da renda dos integrantes da seita.

A rede de filantropia do príncipe, que é chamado oficialmente de ¿Sua alteza, príncipe Karin Aga Khan¿, atua sobretudo no mundo islâmico e junto a não-ismaelitas.

Pai de `príncipe¿ foi casado com Rita Hayworth

Com gastos anuais de cerca de US$100 milhões, a Fundação Aga Khan é a maior financiadora privada de projetos filantrópicos, um contraponto para a vida de jet set de Karim e sua mulher, uma advogada alemã especializada em direito internacional. Os Aga Khan sempre chamaram a atenção do jet set ocidental com seu glamour, riqueza, criações de cavalos puro sangue e ligações com a aristocracia européia e divas de cinema.

O pai de Karim foi casado com uma aristocrata inglesa e, num segundo casamento, com a atriz americana Rita Hayworth. O atual Aga Khan é casado pela quarta vez com Gabriele zu Leiningen, divorciada de um príncipe alemão. Ela se converteu ao Islã e adotou o nome de Inaara.