Título: Vendas de eletroeletrônicos têm alta de 20% em 2004, a 1ª em quatro anos
Autor: Cleide Carvalho
Fonte: O Globo, 11/01/2005, Economia, p. 20

SÃO PAULO. Balanço divulgado ontem pela Eletros ¿ Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos ¿ mostra que as vendas de eletroeletrônicos cresceram 20% em 2004. Alguns produtos tiveram desempenho bem acima da média. As vendas de televisões, por exemplo, atingiram cerca de 7 milhões de unidades, 33% a mais do que em 2003. Foi o maior volume desde 1997, quando foram vendidos 7,835 milhões de televisores. O recorde, porém, ainda é de 1996, com 8,5 milhões de aparelhos. O mercado de DVDs cresceu 80%, com três milhões de aparelhos vendidos, praticamente dobrando a quantidade de DVDs no país, que soma agora cerca de 6,5 milhões de unidades.

Secadoras de roupa tiveram salto de 159%

Foi o primeiro ano desde 2000 que o setor registrou aumento de vendas. Para 2005, o setor prevê um crescimento de 6%, se a economia tiver bom desempenho, já que a base de comparação será maior. O bom resultado de 2004 é atribuído à expansão do crédito e à recuperação do emprego, além da queda dos preços dos eletroeletrônicos, cujos reajustes ficaram aquém da inflação.

¿ Invertemos a curva de queda e voltamos ao patamar de produção de 2000. Temos ainda uma defasagem de preços de 10%, mas a negociação com o comércio vai depender do consumo ¿ diz Paulo Saab, presidente da Eletros.

Por segmento, segundo a entidade, o aumento das vendas foi de 32,72% na linha de imagem e som e de 23,32% na chamada linha branca (geladeira, fogão, lavadora de roupas etc.). As maiores taxas de crescimento foram registradas nas secadoras de roupa e nas lavadoras, com 159% e 30%, respectivamente. Também tiveram bom desempenho na linha branca os fogões, com aumento de 22% nas vendas, para 3,7 milhões de unidades, e os refrigeradores, com alta de 20% em relação a 2003 e 3,6 milhões de unidades vendidas. Foi também o melhor número desde 1997, quando foram vendidos 3,720 milhões de refrigeradores.

Ferro de passar roupa foi o campeão dos portáteis

A linha de portáteis teve alta de 8,52%, com 35,78 milhões de unidades vendidas. O recorde anterior foi de 1997, quando as vendas totais alcançaram 37,42 milhões. O destaque ficou com os secadores modeladores, cujas vendas cresceram 54,75%, seguidos por cafeteiras e batedeiras de bolo, com aumento de 17% e 15% nas vendas, respectivamente. O produto mais vendido foi ferro de passar roupa, com 5,2 milhões de unidades, seguido pelos liquidificadores, com 3,5 milhões.

Do total vendido pela indústria de eletrônicos de consumo, 12% foram exportados em 2004. De acordo com Saab, o setor responde por apenas 9% das importações totais de componentes eletrônicos do país.