Título: `Se tentarmos saltar etapas não teremos nada¿
Autor: Monica Yanakiew
Fonte: O Globo, 11/01/2005, O Mundo, p. 25

Asher Susser é diretor do respeitado Centro Dayan de estudos do Oriente Médio, da Universidade de Tel Aviv. O instituto, o maior do país para estudos históricos e políticos da região, é considerado um dos mais imparciais dentro da dividida política israelense. Susser tem diversos livros publicados, como ¿The PLO after the War in Lebanon¿ (A OLP após a guerra no Líbano).

A eleição de Mahmoud Abbas dá credibilidade a ele, algo que a liderança política palestina não tinha desde a morte de Yasser Arafat?

ASHER SUSSER: Acho que a respeito de credibilidade e legitimidade, ele não terá problemas. Se ele poderá fazer grandes concessões históricas para Israel é um assunto completamente diferente, não ligado à sua credibilidade. É saber se os palestinos aceitam isso ou não.

Ele poderá fazer estas grandes concessões, como, por exemplo, aceitar a permanência de assentamentos na Cisjordânia?

SUSSER: Não acho que Abu Mazen, ou qualquer outro, a curto prazo, possa fazer qualquer coisa de grandes proporções em negociação com Israel. Não se negociará com Abu Mazen tão cedo grandes questões históricas, como refugiados e Jerusalém. Mas ele não terá tantas dificuldades com Israel. Seu maior problema será seu próprio povo. Terá de lidar em primeiro lugar com seu próprio pessoal do Fatah e tem de encontrar um modus vivendi com os grupos religiosos. Os israelenses vão querer que ele os desarme. Ele não fará isso, não há como fazer. Não entrará numa guerra civil por Israel. Pode, em vez de desarmá-los à força, negociar um cessar-fogo.

A relação entre ANP e Israel deve melhorar?

SUSSER: Acho que sim, se o foco for concentrado em pequenas coisas, não nas questões históricas. Isso significa lidar com os problemas pragmáticos mais imediatos: cessar-fogo, interromper a luta, a retirada de Gaza, construir instituições palestinas por meio de eleições. Estas coisas podem tornar a atmosfera menos densa. Mas se as pessoas pressionarem tanto Israel quanto Abu Mazen para negociar o fim do conflito agora, não irá funcionar, voltaremos à guerra. Se tentarmos saltar etapas não teremos nada, apenas a volta do confronto.

Qual o papel da comunidade internacional?

SUSSER: O principal é encorajar e ajudar israelenses e palestinos a fazerem três coisas. Conseguir um cessar-fogo; realizar a retirada (de Gaza); reconstruir as instituições palestinas. Com estas três coisas, então o auxílio econômico para a ANP será muito bem-vindo. Tendo estas três coisas, estamos no caminho certo.