Título: Azeite: arma contra o câncer de mama
Autor: Amanda Gardner
Fonte: O Globo, 11/01/2005, Ciência, p. 26

Há anos cientistas acreditam que o azeite de oliva pode ajudar a prevenir o câncer de mama. Agora descobriram o porquê. Em experiências em laboratório, o ácido oléico, principal ácido da gordura monoinsaturada no azeite, suprimiu um dos mais importantes genes envolvidos no câncer de mama.

¿ Esta é a primeira sustentação molecular para a dieta do Mediterrâneo ¿ disse o autor do estudo, Javier Menendez, pesquisador do Evanston Northwestern Healthcare Research Institute, de Illinois, EUA.

O relatório foi publicado na edição de ontem da revista ¿Annals of Oncology¿. Mas alguns pesquisadores pediram cautela, por se tratar ainda de experiências em laboratório.

Estudos relataram incidência menor de câncer de mama na região do Mediterrâneo, onde muito azeite é consumido. Ninguém sabe, no entanto, se o efeito protetor pode ser encontrado no azeite, em outros ingredientes (além do ácido oléico) do azeite ou em outros alimentos ¿ ou se pode ser atribuído à genética.

Menendez e equipe procuravam o efeito do ácido oléico no gene Her-2/neu, presente mais do que o normal em mais de um quinto das pessoas com câncer de mama. Nas células, o ácido oléico derruba os níveis do gene Her-2/neu até em 46%.