Título: Desenvolvimento Social tem nova secretária-executiva
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 12/01/2005, O País, p. 9
A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Carvalho Lopes, que vinha exercendo a função interinamente desde a demissão da socióloga Ana Fonseca, em novembro, foi ontem efetivada no cargo. Irmã do chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, Márcia será o braço direito do ministro Patrus Ananias para gerir os R$ 16,9 bilhões do orçamento da pasta em 2005.
A nomeação foi publicada ontem no Diário Oficial. Segundo Márcia, as prioridades do ministério este ano serão a ampliação do programa Bolsa Família, para cumprir a meta de pagar 8,7 milhões de benefícios, e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que deverá ser integrado ao Bolsa Família para atender mais crianças. Outro desafio será a entrada em vigor do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que estabelecerá critérios semelhantes ao do Sistema Único de Saúde (SUS) para o repasse de verbas federais de assistência a estados e municípios.
Lula quer acabar com o trabalho infantil, que atinge 2,4 milhões de crianças e jovens até 16 anos, até 2006. O Peti atende 930 mil menores de idade.
Ana Fonseca foi demitida por Patrus Ananias porque discordou da forma como o ministro reagiu às denúncias de desvios no Bolsa Família.