Título: Reino Unido ameaça exigir visto de brasileiros
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 12/01/2005, O país, p. 10

Um dos principais destinos de imigrantes brasileiros depois que os atentados de 11 de setembro estreitaram a porta de entrada nos EUA, o Reino Unido ameaça voltar a exigir vistos de cidadãos do Brasil numa tentativa de combater a imigração ilegal, hoje um dos principais problemas enfrentados pelo governo do primeiro-ministro Tony Blair. Quem afirma é o embaixador britânico no Brasil, Peter Collecott, que ontem participou de um seminário sobre o país em Londres. Segundo o diplomata, a medida poderá ser tomada ainda este ano, se o problema persistir.

De acordo com o Ministério do Interior britânico, 2.400 brasileiros foram deportados em 2003, número que pôs o país entre as quatro nações mais problemáticas no quesito imigração ilegal para o governo Blair, ao lado da Jamaica, do Zimbábue e da África do Sul. O Brasil chegou a ser o primeiro desse ranking depois da expansão da União Européia, em maio de 2004. As autoridades britânicas lançaram uma campanha de esclarecimento, reforçada por uma cartilha do consulado brasileiro em Londres. Mas Collecott disse ontem que a situação ainda não é a ideal.

¿ Estamos decididos a analisar a situação por mais alguns meses antes de tomar medidas drásticas como a volta do sistema de vistos, mesmo que isso possa incorrer em retaliação por parte do governo brasileiro ¿ afirmou Collecott.

Acordo não garante admissão automática no país

Brasil e Reino Unido têm acordo de isenção de vistos desde julho de 1998, com estadia limitada a 180 dias por ano. O acordo não garante admissão automática, como cada vez mais os brasileiros têm descoberto em aeroportos britânicos.

Em julho do ano passado, o Parlamento autorizou os serviços de imigração a dar atenção especial à entrada de brasileiros no Reino Unido, especialmente depois de denúncias sobre venda de documentos falsos, como passaportes europeus e até carteiras de identidade de países como Portugal e Itália. Outro alvo das autoridades inglesas são os cursos de inglês que servem como fachada para a obtenção para vistos de estudante (que permitem trabalhar no país), e cerca de 500 estabelecimentos foram fechados no ano passado.

Em 2003, o embaixador José Maurício Bustani e o cônsul Fernando de Mello Barreto recusaram um pedido do governo britânico para o fretamento de um avião, destinado a repatriar mais de 60 brasileiros que trabalhavam ilegalmente no interior da Inglaterra. Em entrevista por telefone ao GLOBO, o cônsul, que está no Brasil, disse que as autoridades britânicas já mencionaram o cancelamento do acordo em outras ocasiões.

¿ O rompimento seria um passo atrás nas relações entre o Brasil e o Reino Unido, já que o acordo foi assinado para incentivar o turismo, os negócios e o intercâmbio entre os dois países ¿ disse Mello Barreto.

Número de brasileirospode ultrapassar cem mil

Não há estatísticas oficiais para o número de brasileiros vivendo no Reino Unido, pois a maioria dos imigrantes não se registra no consulado por temer o fornecimento de informações às autoridades britânicas, risco que os diplomatas brasileiros dizem não existir. Algumas estimativas são de que o número de brasileiros em solo britânico possa ultrapassar cem mil.