Título: ÀS ESCURAS, DE NOVO: PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO FEZ FUNCIONÁRIOS DESLIGAREM LINHA
Autor:
Fonte: O Globo, 08/01/2005, ECONOMIA, p. 22

ONS confirma que falhas técnica e humana causaram apagão de sábado

Aneel fará relatório em 15 dias e Furnas terá o mesmo período para sua defesa

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou ontem, em relatório enviado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as informações preliminares sobre as causas do apagão ocorrido no primeiro dia do ano nos estados do Rio e do Espírito Santo e em parte de Minas Gerais. Segundo o ONS, a falta de luz no sábado foi mesmo provocada por falhas técnicas na proteção do sistema seguidas de falha humana - decorrente de problemas de comunicação entre os funcionários do Centro de Operação de Campinas e da subestação de Cachoeira Paulista, ambos pertencentes a Furnas Centrais Elétricas.

O presidente de Furnas, José Pedro de Oliveira, explicou que o problema ocorreu em função de uma vedação imperfeita de um painel em Cachoeira Paulista, que deixou entrar água no sistema e misturou uma corrente alternada com outra contínua. Isso teria causado a queda das duas linhas de transmissão. Depois disso, um grupo de funcionários, inadvertidamente, desligou a única linha que continuou funcionando, de acordo com Oliveira.

Na terça-feira, Furnas já tinha enviado à Aneel um documento com suas explicações sobre o apagão. A partir daquela data, a agência reguladora tem 15 dias para concluir seu relatório. Furnas terá, então, 15 dias para se defender. A Aneel apresentará em mais 30 dias o resultado da sindicância, que estabelecerá culpados e eventuais punições. Pela legislação, a multa à empresa infratora é de até 2% do faturamento anual.

O blecaute do dia 1º de janeiro atingiu toda a área de concessão da Ampla (antiga Cerj), prejudicando cerca de dois milhões de clientes, entre 18h31m e 19h50m.

A área de concessão da Light foi praticamente toda afetada: 28 dos 31 municípios atendidos sofreram com a falta de energia elétrica. O blecaute não chegou a Levy Gasparian, Capivari, Sapucaia e Xerém (Duque de Caxias). Ficaram sem luz 3,6 milhões consumidores da Light, entre 18h40m e 20h20m de sábado.

Todos os 78 municípios do Espírito Santo foram atingidos pelo primeiro apagão deste ano, que teve início às 18h32m e durou uma hora e 38 minutos.