Título: LIVROS DIDÁTICOS PARCELADOS EM 12 VEZES
Autor: Ledice Araújo
Fonte: O Globo, 08/01/2005, ECONOMIA, p. 27

Ponto Frio venderá publicações em 32 lojas

A volta às aulas deste ano tem uma novidade no mercado de livros didáticos. Por meio de uma parceria entre a livraria Armazém Digital e o Ponto Frio, 32 lojas da rede de eletrodomésticos no Estado do Rio venderão, até o fim de março, sob encomenda, livros didáticos, além de obras do catálogo de 40 editoras cadastradas. A expectativa é atrair 50 mil clientes e vender o equivalente a cerca de R$10 milhões, segundo Jack London, dono do Armazém Digital. O pagamento pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito (com juros) e em nove ou 12 vezes no crediário (também com juros e entrada incluída) e não há taxa de entrega.

Uma grande vantagem para o consumidor poderá ser a do acesso à compra dos livros didáticos em regiões carentes de livrarias.

- Dessas lojas, 80% estão em lugares onde não há livraria de grande porte - explicou London.

Segundo ele, se der certo o período de comercialização será estendido e, em 2006, vai ocorrer também em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Vitória.

Para o presidente da Associação Brasileira das Editoras de Livros Escolares (Abrelivros), João Arinos, a entrada de uma grande rede varejista na venda de didáticos poderá beneficiar o consumidor. Segundo ele, o país dispõe de poucos pontos de venda e, com o Ponto Frio, o acesso aos livros pode ser facilitado. Arinos também acredita que poderá haver mais vantagens nas condições de pagamento.

- Vamos ver como reagem os concorrentes - afirmou Arinos.

Antonio Carlos de Carvalho, diretor da Associação Estadual de Livrarias do Rio e sócio da Galileu, critica a iniciativa. Na sua opinião, o consumidor perderá na qualidade do atendimento.