Título: BRASIL EMBARCA ESPECIALISTAS
Autor:
Fonte: O Globo, 08/01/2005, O MUNDO, p. 30
BRASÍLIA. O governo brasileiro está disposto a enviar militares especializados em saúde e engenharia para ajudar na reconstrução dos países atingidos pelas tsunamis. Seriam militares do Batalhão Especial de Engenharia do Exército, por exemplo. Ontem embarcaram especialistas de vários órgãos do governo no avião da FAB que levou medicamentos e alimentos para a Indonésia. O grupo foi verificar qual a melhor forma de continuar ajudando os países atingidos.
No dia 11, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Armando Félix, será o representante do Brasil no encontro promovido pela ONU em Genebra, que definirá a forma como os países ajudarão a Ásia.
O porta-voz da Presidência, André Singer, pediu ainda que, a partir de agora, a população brasileira faça preferencialmente doações de alimentos não-perecíveis.
- O presidente da República agradece a rápida resposta solidária da população brasileira, que permitiu imediata ação de ajuda humanitária empreendida pelo governo brasileiro aos nossos irmãos asiáticos - disse Singer.
O porta-voz avisou que, a partir de agora, todas as doações devem ser entregues em postos do Exército, Marinha e Aeronáutica. Até agora, já foram arrecadados no país 637 toneladas de água potável, alimentos e medicamentos. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros para discutir a forma de ajuda aos países asiáticos.
O porta-voz explicou que o governo também está analisando se vai utilizar navios comerciais para transportar as doações. O governo continuará usando aviões da FAB e cedidos pelas companhias aéreas para mandar a carga. Ontem, embarcou mais um avião com 16 toneladas de alimentos e medicamentos para a Indonésia, juntamente com uma missão de especialistas.
O Ministério das Relações Exteriores divulgou ontem novo balanço sobre os brasileiros: 347 foram localizados, 53 ainda estão sendo procurados.