Título: Em meio à crise, João Paulo viaja
Autor:
Fonte: O Globo, 13/01/2005, O país, p. 8

Dois dias depois de assumir a coordenação da campanha do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à presidência da Câmara, o presidente da Casa, João Paulo Cunha (PT-SP), embarca hoje para uma viagem de uma semana à Europa. João Paulo participará em Gênova, na Itália, de um encontro do Movimento dos Focolares, organização ecumênica que integra a Conferência Mundial das Religiões pela Paz.

A ausência de João Paulo ocorre no momento em que Greenhalgh enfrenta dificuldades, devido à insistência do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) em lançar uma candidatura avulsa. Virgílio foi o nome inicialmente defendido por João Paulo, na disputa interna no PT.

João Paulo, a mulher e a filha são convidados com todas as despesas pagas. Antes de voltar ao Brasil, ele irá a Roma dia 19 para visitar o parlamento italiano e o Vaticano, onde receberá a benção do Papa João Paulo II.

¿ Eu já tinha informado ao Greenhalgh que essa viagem já está marcada há muito tempo. Vou dar uma palestra em Gênova e visitar o parlamento italiano. Vou fazer essa viagem, muito mais curta do que gostaria ¿ disse João Paulo.

O presidente da Câmara recebeu apelos fortes de petistas para cancelar a viagem, mas alegou que não tinha como fazê-lo. O presidente do PT, José Genoino, minimizou o fato:

¿ João Paulo tem direito a tirar férias.

A reunião de coordenação e o ato de apoio a Greenhalgh aconteceram na última segunda-feira justamente para aguardar a presença de João Paulo, que descansava com a família na praia da Pipa (RN), onde ele passou quase duas semanas.

Presente em 182 países, o Focolares é um movimento que congrega judeus, muçulmanos, budistas, hinduístas e taoístas e defende a paz e a justiça.