Título: Virgílio promete lançar candidatura terça-feira
Autor:
Fonte: O Globo, 13/01/2005, O país, p. 8

Nem a conversa com amigos petistas mais próximos nem um segundo encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram capazes de demover o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) da idéia de concorrer à presidência da Câmara. Pelo contrário: ele promete lançar na próxima terça-feira sua candidatura avulsa contra o candidato oficial do PT e do governo, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP).

Genoino admite que o problema é do PT

O presidente do PT, José Genoino, admitiu ontem que o partido terá trabalho para convencer Virgílio.

¿ É natural que o PT resolva primeiro o problema do próprio PT e nós vamos procurar fazer isso. Estamos trabalhando para resolver. Vai exigir paciência e diálogo ¿ disse Genoino, que se encontrou com o presidente do PMDB, Michel Temer, a quem pediu apoio à candidatura de Greenhalgh.

Temer disse que o PMDB não tem problemas em apoiar um candidato do PT, mas frisou que antes os petistas precisam resolver suas divergências internas e fechar em torno de uma única candidatura.

A resistência de Virgílio, desafiando orientação do partido e ignorando apelos do Lula, preocupa petistas e aliados. Segundo eles, Virgílio está atrapalhando a candidatura de Greenhalgh.

Foi grande o esforço de petistas e governistas nas últimas horas para convencer Virgílio a apoiar Greenhalgh. Terça-feira à noite ele participou de uma longa conversa na casa de João Paulo, com a presença de outros deputados do PT. Ontem de manhã, João Paulo e Virgílio foram conversar com Lula e novamente se reuniram na casa de João Paulo, desta vez com a presença de Greenhalgh.