Título: Maconha geneticamente modificada
Autor:
Fonte: O Globo, 13/01/2005, O país, p. 10

Enquanto cientistas debatem os efeitos dos alimentos transgênicos no corpo humano e no meio ambiente, um tipo de maconha geneticamente modificada pode estar se espalhando pelo país. De acordo com o delegado Reinaldo Correia, da 6 Delegacia Seccional de Santo, na capital paulista, os 60 pés da droga que foram encontrados ¿ e destruídos ¿ ontem numa chácara próxima à represa de Guarapiranga, na Zona Sul, seriam de maconha transgênica.

A plantação pertencia a Carlos Alberto Andrade da Silva, de 38 anos, que foi preso. Ele contou aos policiais que comprou a semente da maconha transgênica na Bahia e que, há pelo menos oito meses, plantava a droga em sua própria chácara.

¿ Além de ter um fator alucinógeno (THC) bem mais forte, este tipo de maconha tem maior resistência a pragas. Cresce mais e se desenvolve melhor ¿ disse o delegado Correia.

Com Silva, a polícia encontrou uma pistola, um revólver, munição para fuzil e dois coletes com emblemas da Polícia Militar. Silva já foi preso anteriormente por roubo e ficou na cadeia 4 anos.

¿ Encontramos plantas com dois metros de altura e até com grandes troncos ¿ afirmou o delegado, que também recolheu no local 400 gramas de semente da droga, prontas para serem plantadas.

A maconha de Silva conquistou os consumidores e o número de compradores no local passou a ser cada dia maior. Silva passou a vender a droga em bairros vizinhos e foi de um deles que partiu a denúncia sobre o cultivo. A polícia sobrevoou a região da represa de helicóptero para mapear as áreas onde a maconha poderia estar sendo plantada e depois investigadores foram às propriedades suspeitas. Ontem, às 6h30m, chegaram à chácara de Silva e encontraram a plantação.

No local há cinco casas, nas quais moram parentes de Silva, inclusive crianças. Os parentes disseram que sabiam que a plantação era de maconha mas não denunciaram Silva à polícia porque ele teria ameaçado matar quem o entregasse. Segundo a família, Silva é muito violento.

Peritos do Instituto de Criminalística recolheram amostras da droga para saber se é mesmo transgênica. Os pés de maconha foram queimados pela polícia na própria chácara.