Título: Fórum: combate à pobreza é prioridade
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 13/01/2005, Economia, p. 27

Os líderes globais têm de dar prioridade à erradicação da pobreza e da fome. Esta é a conclusão de duas pesquisas encomendadas pelo Fórum Econômico Mundial, cujos resultados serão levados à reunião em Davos (Suíça), no fim deste mês. A ¿Voz do povo¿, realizada em conjunto com a Gallup Internacional, entre outubro e dezembro de 2004, ouviu 60 mil pessoas em 50 países ¿ incluindo o Brasil, com 1.400 entrevistados em São Paulo, Rio Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e Goiânia. Já a ¿Voz dos líderes¿ ouviu os participantes do Fórum.

Na ¿Voz do povo¿, a erradicação da pobreza e da fome foi a escolha de 14%, empatada com o combate ao terrorismo. Depois, com 13%, vêm a redução de guerras e conflitos e o estímulo ao crescimento econômico. Mas questões sociais, como o combate à Aids e outras doenças e a redução da desigualdade das mulheres, tiveram 5% e 1% das respostas, respectivamente.

Por região, os europeus estão mais preocupados com a redução de guerras e conflitos (17%), os latino-americanos, com a eliminação da pobreza (30%), e os americanos, com o combate ao terrorismo (26%).

Os participantes do Fórum, por sua vez, apontaram como prioridade a identificação e o desenvolvimento de parcerias globais para ajudar países pobres e subdesenvolvidos (32%) e a erradicação da pobreza e da fome (30%).