Título: Dom Pedro Casaldáliga critica pedido do Vaticano para que deixe cidade
Autor: Anselmo Carvalho Pinto
Fonte: O Globo, 14/01/2005, O País, p. 4

Depois de mais de três décadas à frente da Prelazia de São Félix do Araguaia, o bispo Pedro Casaldáliga, de 76 anos, diz estar sendo forçado pelo Vaticano a deixar a cidade, a 1.159 quilômetros de Cuiabá. O comunicado, feito a ele na semana passada, pede sua saída para não causar constrangimento ao sucessor, cuja escolha está prestes a ser concluída.

¿ Aceitaria sair da cidade, mas não assim. Dessa forma, (a exigência) soa como uma expulsão ¿ disse Casaldáliga, que critica a forma ¿pouco democrática¿ de escolha do novo bispo.

Para ele, a sucessão deveria ser mais transparente e precedida de consulta à comunidade.

Ao completar 75 anos em 2003, Casaldáliga teve que renunciar ao cargo de bispo da Prelazia, mas decidiu ficar na cidade até que a sucessão fosse concretizada. Dois anos depois, ainda aguarda o novo bispo. Antes do agravamento de sua saúde ¿ sofre de mal de Parkinson, diabetes e hipertensão ¿ Casaldáliga estudava morar na África após a aposentadoria:

¿ Não tenho condições físicas. Eu daria muito mais trabalho do que já dou hoje em dia.

Ontem, a direção nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) também repudiou a condução do processo de sucessão do bispo. Criada por Casaldáliga nos anos 70, a entidade atua em favor dos pequenos produtores e contra a exploração da mão-de-obra escrava.

¿ Há o risco de se nomear alguém que renegue o trabalho social feito por Casaldáliga nesses últimos 33 anos ¿ disse o secretário nacional da CPT, Antônio Canuto, que viveu em São Félix entre 1971 e 1997.

No último domingo, durante a Assembléia Pastoral anual da Prelazia de São Félix, representantes das paróquias assinaram manifesto condenando a condução da sucessão. A Prelazia abrange 15 municípios na região nordeste de Mato Grosso. Apesar da polêmica, o bispo não acredita que seu sucessor será mal recebido na comunidade:

¿ Estamos dispostos a recebê-lo com carinho e fraternidade. Mas a vida é crise. A religião é crise. Ninguém deve se calar para evitar conflitos.

Catalão, Casaldáliga tornou-se mundialmente conhecido por suas lutas em defesa das minorias na região do Araguaia durante o regime militar. Combateu os grandes projetos agropecuários da extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), a quem chamou de ¿a prostituta do latifúndio, com o perdão das prostitutas¿. Foi ameaçado de morte e passou por cinco processos oficiais de expulsão do país.