Título: Cesar faz campanha fora do Rio em dia útil
Autor: Giuliano Ventura
Fonte: O Globo, 14/01/2005, O País, p. 8

Apesar de ter dito que se dedicaria à administração da cidade do Rio de Janeiro durante a semana e só aos sábados e domingos faria campanha para se tornar candidato à Presidência pelo PFL, o prefeito do Rio, Cesar Maia, começou ontem por Florianópolis uma série de visitas a capitais para lançar sua pré-candidatura. Sem ser perguntado, Cesar logo admitiu que pode se contentar com a vaga de vice no caso de uma chapa com o PSDB em 2006.

¿ Se amanhã surgir algum candidato do PSDB com mais força, estaremos com eles. Mas queremos reciprocidade se o nome mais forte for do PFL ¿ afirmou o prefeito.

Santa Catarina foi escolhida como ponto de partida por ser o estado do presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen, que apresentou Cesar como ¿um grande nome que nunca teve qualquer questionamento de ordem moral nas suas administrações¿. As próximas paradas da turnê pelo país deverão priorizar capitais de estados onde o PFL tem base forte, como as do Nordeste. Simultaneamente, o prefeito será a estrela da nova safra de programas de televisão e rádio do partido.

O prefeito do Rio disse que não deixará de dar atenção à administração da cidade durante as viagens:

¿ Se fosse em 1950, seria impossível, mas em 2005 a situação é completamente diferente, porque os contatos são online e feitos à distância.

Cesar partiu para o ataque ao presidente Lula:

¿ O presidente Lula não trabalha, não despacha, não reúne seus ministros, não comanda o governo. Ele sai e vai para feiras e inaugurações.

O único momento de humor na entrevista foi quando Cesar corrigiu gafe do presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, Onofre Agostini (PFL). O deputado entregou um livro com fotos das belezas naturais do estado, afirmando que não se comparam às do Rio.

¿ As belezas de Santa Catarina podem ser até maiores que as do Rio, como provam as capas de jornais de hoje ¿ respondeu Cesar, referindo-se à foto da modelo catarinense Ana Cláudia Michels publicada na primeira página do GLOBO ontem.