Título: Eleição no Senado e na Câmara adia troca de ministros
Autor:
Fonte: O Globo, 14/01/2005, O País, p. 9

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer garantir a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado para só depois fazer as mudanças no primeiro escalão do governo. A eleição será em 15 de fevereiro, mas se antes disso estiverem asseguradas as vitórias de Renan Calheiros (PMDB-AL), no Senado, e Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) na Câmara, o presidente anunciará a reforma. A dificuldade está no próprio PT: a ameaça da candidatura avulsa do mineiro Virgílio Guimarães.

O presidente quer evitar que a reforma ministerial seja contaminada pela disputa na Câmara ou que a eleição de Greenhalgh seja prejudicada pelas mudanças na equipe.

Lula está incomodado com aliados e petistas que tentam relacionar as duas coisas. Até concluir a reforma, ele vai analisar o comportamento dos aliados. Quem trabalhar para prejudicar o Planalto será tratado como adversário. Lula havia decidido fazer a reforma até o fim deste mês, antes de viajar para a Suíça. A decisão de adiá-la evita que seja forçado a dar compensações imediatas para aliados como Virgílio e até mesmo o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), em troca do apoio a Greenhalgh.