Título: Lula dá retoques finais em mudanças
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 17/01/2005, O País, p. 4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma esta semana as articulações para resolver duas pendências políticas: a reforma ministerial e o problema da sucessão da presidência da Câmara envolvendo o candidato escolhido pela bancada, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), e a candidatura avulsa de Virgílio Guimarães (PT-MG). Lula recebe hoje, no Planalto, os líderes do PMDB, Renan Calheiros (AL) e José Borba (PR) para conversar sobre o espaço do partido no governo.

Lula está decidido a fazer uma reforma pequena. Já decidiu pela entrada da senadora Roseana Sarney (PFL-MA) no primeiro escalão do governo e estuda que ministério ela irá ocupar. Também dará ao PMDB uma pasta de maior peso político, talvez a Integração Nacional. O PP também deve ser contemplado na reforma.

Comando da campanha de Virgílio fará balanço

Já a sucessão na Câmara poderá causar mais dor de cabeça ao presidente. Virgílio passou o fim de semana em Florianópolis (SC), retorna hoje a Brasília e deverá ter nova conversa com Lula, com quem já tratou do assunto duas vezes. Alguns deputados que fazem sua campanha garantem que ele vai entregar ao presidente uma carta explicando porque vai lançar uma candidatura avulsa e concorrer contra Greenhalgh.

¿ Ficou irreversível. Como você recebe o apoio da maioria dos deputados e desiste de concorrer? ¿ indaga o deputado João Caldas (PL-AL).

O comando da campanha de Virgílio almoça hoje na casa do deputado João Leão (PL-BA) para fazer uma balanço das articulações. A idéia é garantir o lançamento oficial da candidatura avulsa amanhã. Para reforçar o movimento Câmara Forte, deputados estaduais de Minas Gerais irão hoje às 16h ao vice-presidente José Alencar, também mineiro, pedir apoio à candidatura de Virgílio.

Os amigos petistas de Virgílio, no entanto, não jogaram a toalha e apostam que o fim de semana serviu para que o mineiro reflita sobre seus atos, desista do movimento e se engaje de vez na campanha do candidato escolhido pela bancada. Na noite de terça-feira, Virgílio ouviu atentamente os conselhos dos amigos do PT. O presidente da Câmara, João Paulo Cunha (SP), que torcia pela escolha do mineiro, deixou claro ao amigo que a candidatura avulsa representava uma linha de rompimento com o PT. Na manhã de quarta-feira, ele e Virgílio conversaram com Lula, mas o mineiro não recuou.

Desde o fim da semana passada, a cúpula do PT e os coordenadores da campanha de Greenhalgh decidiram mudar de tática. Em vez de alimentar a estratégia mineira de Virgílio e falar sobre a candidatura virtual do petista, resolveram dar ênfase à campanha de Greenhalgh.

Na quinta-feira passada, Greenhalgh iniciou viagens pelo país. Foi a Aracaju (SE), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Conseguiu garantir, nos encontros com os deputados desses estados, a presença da grande maioria. Os primeiros encontros com os deputados, inclusive, o animaram.

¿ Estou animado, mas não deslumbrado. Estou fazendo minha campanha, buscando voto a voto. Faço um trabalho de formiguinha ¿ disse.

Greenhalgh conversou até com deputado doente

Da bancada de Sergipe, sete dos nove deputados participaram do almoço, que também contou com a presença do líder do PL, Sandro Mabel (GO), que estava de férias no estado. O petista conversou ainda com Cleonâncio Fonseca (PP), que estava acamado. No Piauí, sete dos dez deputados do estado compareceram ao encontro. No Ceará, Greenhalgh conseguiu fazer contato com 20 dos 22 parlamentares cearenses. Dez deles foram ao jantar no qual o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira (PMDB), fez forte discurso de apoio.

O petista agradeceu o apoio e afirmou que, embora muitos o vejam como distante e antipático, é na verdade tímido, e que seu jeito reservado é fruto dos problemas que enfrentou ao longo de sua vida. Ao que governador do estado, o tucano Lúcio Alcântara, retrucou que seu pai, Valdemar Alcântara, também era muito tímido e igualmente visto como mal-humorado. Mesmo assim acabou seguindo carreira política e chegou a governar o Ceará.

¿ Por isso, não esconda sua timidez ¿ aconselhou Alcântara, arrancando risadas dos presentes.

Hoje, às 16h, Greenhalgh reúne a coordenação da campanha para fazer um balanço das viagens e programar encontros em outros estados.