Título: Estudo: região do DNA ligada à fertilidade
Autor: Nicholas Wade
Fonte: O Globo, 18/01/2005, Ciência, p. 25

Pesquisadores da Islândia anunciaram a descoberta de uma região do genoma humano que aparentemente promove a fertilidade e talvez a longevidade. Embora a região do DNA, localizada no 17 cromossoma, ocorra em pessoas de todos os países, ela parece ser mais recorrente entre europeus e poderia estar relacionada a algum fator ambiental presente no continente.

Os pesquisadores descobriram também que esta região genética estaria relacionada a uma linhagem mais antiga do que a da maioria dos genes humanos, sugerindo que ela poderia ser fruto do cruzamento entre algum grupo humano arcaico com o homem moderno.

O estudo, coordenado por Kari Stefansson e Augustine Kong, entre outros especialistas da empresa de biotecnologia DeCode Genetics, foi publicado na última edição da ¿Nature Genetics¿.

A região do DNA pesquisada pelos cientistas normalmente aparece numa determinada seqüência. Mas os islandeses descobriram que, em alguns casos, ela surge invertida. Eles constataram que as mulheres que apresentam a inversão tendem a ter mais filhos que as demais. E constataram ainda que a mudança está presente em 20% dos europeus e é comum em pessoas com mais de 90 anos.