Título: ENTIDADES CRITICAM DECLARAÇÃO DE LULA DE QUE ENSINO PRIVADO É NECESSÁRIO
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 15/01/2005, O País, p. 9
Representantes de entidades estudantis e de professores ouvidos ontem pelo GLOBO criticaram a declaração feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva anteontem sobre a incapacidade de o Estado providenciar ensino público gratuito para toda a população.
¿ Foi uma declaração equivocada e infeliz do presidente. Uma coisa é afirmar que no atual momento não há condições de abolir a educação privada. Outra é abandonar o ideal. O governo tem que ter isso como objetivo ¿ disse o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Marcelo Gavião.
Segundo ele, a Ubes apóia medidas do governo Lula para garantir o acesso de estudantes pobres a universidades particulares, mas só em caráter emergencial. Segundo ele, o foco do governo deve ser sempre a escola pública.
Anteontem, ao sancionar a lei que cria o programa Universidade para Todos (ProUni), Lula disse que o Estado nunca será capaz de dar ensino gratuito a toda a população.
¿É dever do Estado garantir a educação para todos¿
Para o presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Carlos Ramiro de Castro, enquanto o governo não priorizar a educação no Orçamento não conseguirá universalizar a educação.
¿ É dever do Estado garantir a educação para todos. Educação de qualidade. Mas com os investimentos que o governo tem feito nunca vai conseguir.
A vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Fabiana Costa, também cobrou mais empenho de Lula.
¿ Se tiver um empenho maior do governo pode ser que consiga universalizar.
Professores e servidores ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) cobraram ontem mais investimentos no ensino público, em manifestação em frente ao Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes. Reunidos em Brasília para um encontro nacional, os sindicalistas carregavam cartazes com a imagem de uma nota de dólar e a inscrição: ¿A verdadeira dívida é com a educação¿.