Título: PF PRENDE DEZ POR ROUBO DE CAMINHÕES E CARGAS
Autor: Thaís Pimentel
Fonte: O Globo, 15/01/2005, O País, p. 10

Polícia Federal prendeu ontem nove homens em Divinópolis, na região centro-oeste de Minas Gerais, suspeitos de participar de um grande esquema de roubo de caminhões e cargas em todo o país. Eles também são acusados de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. De acordo com a PF, que batizou a operação de Alcatéia, um outro homem foi preso em Marabá, no Pará.

¿ Esse nome foi dado porque estamos mexendo com lobos muito perigosos ¿ disse o delegado da PF Ricardo Amaro.

De acordo com as investigações, a quadrilha é suspeita de atuar em pelo menos 15 estados, principalmente no interior de São Paulo, próximo à cidade de Ribeirão Preto. Dois homens ainda estão foragidos. Um deles é suspeito de matar motoristas. Os nomes dos dois estão sendo mantidos em sigilo para não atrapalhar as investigações. Segundo a PF, pelo menos 107 caminhões foram roubados pela quadrilha. As investigações estão sendo realizadas desde junho de 2003.

A operação começou às 6h. Foram apreendidos nove caminhões roubados, 13 veículos que teriam sido comprados com o produto dos roubos, além de computadores, documentos falsos de veículos e pinos para remarcar chassis.

Preso teria feito prédio com dinheiro de roubo

Segundo a PF, a quadrilha retirava chassis de ônibus e os instalava nos caminhões roubados para torná-los legais. Isso era feito em oficinas de Divinópolis, considerada a base da quadrilha. Nove estabelecimentos, entre ferros-velhos e empresas de contabilidade da cidade, fazem parte do esquema, segundo a PF. Um dos presos, Izalino Trindade Neto, considerado o chefe da quadrilha, teria construído um prédio em Divinópolis com o produto dos roubos.

Há a suspeita de que os documentos falsos dos veículos eram adquiridos na Bahia. A PF nega que haja indícios de que policiais estariam envolvidos.

¿ As investigações ainda estão acontecendo, mas posso garantir que não há indícios disso ¿ disse o delegado Ricardo Amaro.