Título: PARA GIL, DECISÃO DO PLANALTO NÃO É ESVAZIAMENTO
Autor:
Fonte: O Globo, 15/01/2005, O País, p. 11

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, nega que a decisão do governo seja um processo de esvaziamento da proposta de criação da Ancinav:

¿ O presidente deixou claro que quer que se continue fazendo a agência de fomento e fiscalização e que se faça a lei de comunicações para respaldar. E que tudo seja feito pelo grupo.

Gil afirmou ainda que todas as pressões feitas no debate público sobre a criação da Ancinav, desde as apresentadas por pessoas da sociedade às de grandes grupos, foram legítimas. E que o caminho encontrado levou em consideração o interesse público.

O Conselho Nacional de Cinema está discutindo a proposta de criação da Ancinav desde agosto, quando o texto foi liberado para consulta pública. O debate provocou polêmica entre personalidades do meio cultural, que viram em alguns artigos uma tentativa de controle da produção cultural.

O governo voltou atrás e retirou alguns artigos polêmicos, abrindo o debate com a sociedade, que deu diversas contribuições ao projeto. Foram realizadas, no ano passado, sete reuniões. O prazo inicial de 60 dias para análise do anteprojeto pelo conselho foi prorrogado até novembro. A proposta será, em breve, enviada ao Congresso.